WP-Captify, um plugin fresquinho para o WordPress


Desde sempre que eu acho que o shortcode [ caption ] do WordPress faz um trabalho meia-boca. Na verdade, não gosto daquela borda cinza chapada no meio do texto, não gosto de não poder usar meu pluginzinho de sombras afrescalhadas, e mais que isso quero que a legenda da foto apareça numa tira semitransparante sobreposta, como virou moda mundo afora.

Como ninguém se animou a fazer o que eu precisava, acabei eu mesmo escrevendo um pluginzinho tosco que dá ao WordPress as funcionalidades do Captify para jQuery.

O plugin ainda está muito verde, só funciona em instalações padronizadas do WordPress (não me preocupei em verificar se os plugins estão instalados no local usual ou não) e para fazer modificações no comportamento dele é necessário mexer no código. Mas o efeito que ele produz pode ser observado nas imagens abaixo (desculpem, pessoas do feed, vocês terão de acessar a página para ver).

Escrever plugins é como andar de skate.

Dinheiro não é tudo na vida, mas é 100%.

Agora que você já se recuperou do saco de risada que meu senso de humor provocou, vale falar dos planos para o futuro.

  • Uma página de configuração, para que ninguém tenha que sujar as mãos no código.
  • Converter automaticamente o shortcode [ caption ] para o Captify.
  • Adequar o código às diretrizes do pessoal do WordPress, para garantir maior compatibilidade.
  • Submeter o plugin ao diretório de plugins do WordPress, para que seja possível beneficiar-se das atualizações automáticas.

Por fim, a maneira de usar o plugin: insira sua imagem normalmente no post, e certifique-se que a classe CSS dela seja captify, e que ela tenha um atributo alt definido.

Ah, já ia me esquecendo: é claro que eu não dou garantia nenhuma de nada nesse plugin. Se você fizer uso dele, estará por sua própria conta e risco. E nem adianta pedir suporte porque eu não ajudo ninguém, beleza?

Download do plugin.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 10
WP-Captify, um plugin fresquinho para o WordPress

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.