WordPress Plugin: contagem de palavras


Devido a minha atividade profissional, que implica fazer dinheiro escrevendo em blogs, dia desses acabei tendo uma “aula” gratuita sobre como se ganha dinheiro na Internet com o Google AdSense. Antes que o leitor desse blog pense que estou caducando, escrevendo posts no blog errado, devo dizer que o plugin em questão não diz respeito apenas a profissionais, mas certamente será útil a todos aqueles que porventura desejem escrever na Internet de maneira mais séria do que um mero diarinho virtual.

Nesta consultoria o camarada (que não se considera nenhum guru, mas os cheques de mais de dez mil dólares que ele recebia — agora o Google paga por wiretransfer — deixam bem claro que ele entende do riscado) me disse que de acordo com a experiência que ele tinha de escrever com vistas a ser indexado (o bom e velho SEO) um artigo de 400 palavras seria de bom tamanho. Legal a informação, mas como raios eu iria contar as palavras do meu post?

Claro que eu poderia escrever o texto no OpenOffice, copiar e colar no WordPress. Se eu estiver em casa, no meu computador, ótimo. Se eu estiver em um computador compartilhado, como num hotel ou telecentro, já era.

Saí em busca de um plugin que me permitisse ir observando a contagem de palavras aumentar à medida que eu fosse digitando. Não que tenha pesquisado muito, mas de fato não achei nada que me agradasse: soluções que impliquem hackear o código principal do WordPress estão fora de cogitação, pois devido ao volume de blogs que administro, e muitos outros estão por vir, seria impossível abrir mão da atualização de um clique que o host oferece.

Contudo, acabei encontrando um plugin — logo, não exige que eu mexa no código do WP — que me dá as estatísticas de quantidade de palavras e de frases de meu post, além de calcular três índices de legibilidade. O único senão é que ele não atualiza as estatísticas em tempo real, conforme vou digitando na caixa de texto, mas sim ao carregar uma versão salva do post (o botão “Gravar e Continuar Editando” também surte um bom efeito).

Estou falando do Word Statistics Plugin 1.0 for WordPress, que como todo plugin deveria ser só precisa ser descompactado no local de costume para funcionar. Da próxima vez que você editar um post salvo, logo acima do título haverá um contador com três informações interessantes.

A primeira informação é a contagem de palavras do texto, e a segunda a contagem de frases. As três seguintes são índices de legibilidade, calculados pela complexidade das palavras do texto (extensão destas), número de frases, número de palavras, etc. Naturalmente, o plugin foi escrito prevendo textos na Língua Inglesa, e eu não imagino quão exatas ou não possam ser seus cálculos para textos em Português.

O índice Gunning-Fog, que é a terceira estatística que o plugin apresenta, indica quantos anos de educação um indivíduo precisaria ter para entender plenamente um determinado texto. No caso deste aqui, até o presente momento, o plugin acha que seriam necessários vinte anos para entender o que já escrevi.

O índice seguinte, o Kincaid, também dá uma estimativa da quantidade de anos de educação necessários para o pleno entendimento do texto. Pelo que pude perceber, este índice não leva em consideração a complexidade das palavras (quantidade de vogais, encontros consonantais, etc), apenas sua extensão e quantidade com relação à contagem de sentenças. Neste índice, o plugin acha que este texto demanda dezesseis anos de educação para ser entendido.

Finalmente, temos o índice Flesch, que varia de 0 a 100, e contagens mais altas indicam maior facilidade de leitura do texto. Baseia-se no tamanho das palavras, e na contagem de palavras por frase. Até o presente momento este texto tem uma legibilidade, segundo a interpretação do plugin, meio sofrível: 33 pontos de 100 possíveis.

Quem queria um plugin que contasse palavras apenas só pode estar feliz com estes numerozinhos mágicos aparecendo na tela. Apesar do recurso de salvamento automático do WordPress, este plugin me incentiva a gravar e continuar editando a cada um ou dois parágrafos, só para ver as estatísticas se atualizando.

Naturalmente não pretendo mudar meu jeito de escrever por causa destes números que agora aparecem na interface de postagem. Contudo, creio que os artigos muito curtos (com menos de 400 palavras) vão virar artigo raro por aqui, bem como artigos mais extensos (como este, com cerca de 900 palavras) serão repensados antes de serem publicados, para ver se não há uma verborragia desnecessária nele.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 10
WordPress Plugin: contagem de palavras

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.