“Windows” Open Source


Quem conhece a história do Linux, sabe que Linus Torvalds resolveu escrevê-lo porque precisava e/ou queria usar Unix, mas não podia pagar pela licença. Dada a grande facilidade de piratear as diversas versões do Windows, sempre acreditei que a criação de um sistema de código aberto compatível com o sistema operacional da Microsoft fosse apenas questão de tempo.

Já havia ouvido no ano passado rumores de que uma equipe de programadores estaria trabalhando numa empreitada dessas, e objeto do trabalho deles era o ReactOS. Hoje dei uma verificada no site deles, e fiquei impressionado com o avançado estágio de desenvolvimento do sistema.

A proposta dos caras é deveras interessante. Eles têm a intenção de fazer um sistema que implemente todas as funcionalidades da API Win32, e até mesmo outras, como Java, OS/2 e DOS, e quem sabe outras. E essa compatibilidade implica também a possibilidade de rodar não só aplicativos, como parece-me ser o caso do Wine, mas também drivers de dispositivos.

Vale uma visita ao site, que conta com uma série de “screenshots” mostrando que pelo menos o jogo de paciência foi corretamente portado. 🙂

O ReactOS é concebido sob GPL, e é distribuído, portanto, com os fontes.

E isso, segundo posso inferir, gerou um mal-estar na comunidade ReactOS, pois um outro grupo, em Bangladesh, resolveu criar o seu próprio “clone” do Windows, o Ekush OS. O endereço do site deles é www.ekush.com, mas parece que faz tempo que não funciona.

Segundo soube por esta notícia, os programadores do Ekush estão sendo acusados de “code-stealing” (roubo de código), e não são muito bem vistos pela comunidade do ReactOS. Mas, enfim, não foi assim que nasceram o Linspire e o tupiniquim Freedows?

É interessante observar que, oficialmente, o que levou o pessoal de Bangladesh a criar o Ekush foi o fato de a Microsoft recusar-se a traduzir o Windows para o idioma local de lá, onde também se fala Inglês.

Atualização em 09/10/2015: o ReactOS ainda está em estágio alpha. Parece que não é tão simples assim escrever um sistema operacional.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 10
“Windows” Open Source

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.