Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço

E se tem uma coisa que eu sou é vulnerável pra música. Dá perfeitamente pra manipular meu humor por músicas. E a vizinha, sem nem me conhecer, ACABA comigo ouvindo Fagner, porque Fagner é essa coisa que dá uma dor de existir. É uma solidão, uma solidão sem fim, tipo colocar o coração num torno e não deixar ele bater.


Fundo do Poço

Esse artigo foi escrito pela autora convidada Anna Ingrid Soares, do Caderno Insone.

Aí eu tenho uma vizinha cuja janela dá exatamente para minha. Vá lá que existe uma parede no meio do caminho, no meio do caminho tem uma parede, mas eu ainda consigo ouvir a playlist dela.

E se tem uma coisa que eu sou é vulnerável para música. Dá perfeitamente para manipular meu humor através de músicas. E a vizinha, sem nem me conhecer, ACABA comigo ouvindo Fagner, porque Fagner é essa coisa que dá uma dor de existir. É uma solidão, uma solidão sem fim, tipo colocar o coração num torno e não deixar ele bater.

Daí, quando ela achou que eu já tinha chorado muito, ela me aparece com toda uma playlist da depressão. E eu, que tava até escrevendo um conto legalzinho, deixei de mão e tô aqui aproveitando o dia dos namorados forever alone (é amigos, você arruma o namorado, mas ele vai tá la no reino de muito, muito distante no dia 12 de junho, não tá fácil para ninguém) para fazer esse simbólico top depressão. Enjoy your bons drink com chocolate e lenços.

10. Deslizes – Fagner

Começa que Fagner sozinho já é uma dor de cotovelo. Não interessa o quanto você esteja bem, Fagner é o dementador que vai sugar sua alegria e deixar você bêbada, dormindo com estranhos, acordando com o nome do estranho tatuado na virilha e comendo buchada de bode no Mercado Público.

Nem consigo escolher que verso é mais matador porque a música inteira é uma ode ao desespero, à solidão e à falta de vergonha na cara.

9. Against All Odds – Phil Collins

É brega. É cafona. É a depressão maior da vida. Ficou ainda mais brega, cafona e deprimida depois que a jumenta batizada da Mariah Carey inventou de regravar com aquela voz pavorosa dela. E essas paradas de só você me conheceu de verdade é a coisa mais forever alone da vida.

Pensa bem, a única pessoa que te conheceu de verdade não tá contigo e você tá aí se afogando em cachaça e esse cachorro que tá lambendo a sua boca nem é seu.

8. Linger – The Cranberries

Se você tá sofrendo, ouvir Linger te faz sorrir porque você pensa se enganando que não pode ser assim tão ruim.

Daí você chora porque percebe que além de ser ruim assim, sua vida amorosa se encaixa numa música anos 90 mais flopada que tatuagem de estrela no ombro.

E para piorar, a Angélica Hulk ainda fez uma versão dessa música porque, sabe como é né? Não tava ruim o suficiente.

7. What it Takes – Aerosmith

É assim: existem os músicos, os músicos bons, os músicos ótimos, e existe o Steven Tyler. E Steven Tyler é uma categoria à parte porque não existem palavras para dizer o quanto ele é bom.

E ele pode usar luzes no cabelo, anéis, calças constrangedoras e todo aquele aparato dele que as gay adora copiar mas não orna porque as gay não são Steven Tyler. Fim.

Só que, mesmo sendo melhor que você e todo mundo, Steven Tyler também tem coração e sofre, só que além de se perder em vodca (melhor do que aquela que não paga imposto que você bebe), mulheres (mais lindas do que as que você pega), ele faz música boa (que não se aproxima em nada das músicas que você escuta em paredão de som no posto de gasolina com a vodca ruim e as mulheres que acham paredão de som uma coisa legal). Aí ele fez essa música, para mostrar que dá para se sentir miserável e ter classe ao mesmo tempo.

6. Spending My Time – Roxette

Olha, essa é a trilha sonora de todas as mensagens que você manda para ele se sacrificando no altar da dignidade para ele voltar, porque só ele te compreende, e é amor, e só o seu amor basta.

Daí você canta isso chorando de olhinho fechado, segurando com as duas mãos o Rexona aerosol de microfone – que é só quem não te abandona – porque a depressão era tanta que você desbloqueou aqueles tarados do MSN e nem eles te deram trela.

5. Lover, You Should Come Over – Jeff Buckley

Olha, assim, não tem como explicar um sofrimento desses. Jeff Buckley é um cara que eu todo dia me pergunto para que ele foi entrar naquele rio (ele morreu nadando, veja você). Mas eu até entendo. Se ele sofreu para fazer essa música, ninguém precisa viver para passar por isso de novo.

Essa é a música que você escuta no dia que acha que já sofreu demais, e o seu amor próprio resolveu voltar de férias e você arruma o cabelo, veste aquela calça jeans, aquela blusinha, enche o sutiã de papel higiênico, joga uma batom vermelho confusão e vai para a balada.

Daí, chega lá a primeira pessoa que você vê é o homem que não te quer mais com outra mais magra e mais linda que você.

Vem para casa amiga, o Jeff te entende e deixou de herança essa música para você saber que alguém entende quando você tiver chorando lágrimas pretas de rímel. Porque quem sofre de amor desse jeito não tem a dignidade da maquiagem à prova d’água.

4. Trouble Sleeping – The Perishers

I’m having trouble breathing / You’re sitting on my chest / I sure could use the rest / Leave me

Eu já chorei tanto ouvindo essa música e sofrendo que nem imagino a razão de não ter acabado com a seca no Nordeste. É aquela dor no peito, aquela falta de fé, aquele não aguentar mais. É quando nada mais dá jeito.

3. What Happens When The Heart Just Stops – The Frames

Meo, precisa de mais alguma coisa? É o tipo da música que você deprime no titulo. Aí ele vem com essa letra matadora. É amiga, quando o seu coração para, boa coisa não é. Para ouvir chorando em posição fetal.

2. Garçom – Reginaldo Rossi

Para começar, se você chegou no ponto de garçom lhe fazer sentido, um abraço. Falta muito pouco para você morder os pulsos porque não achou uma faca, nem mesmo de plástico.

Reginaldo Rossi não combina com a solidão do seu quarto. Reginaldo Rossi é quando você não quer correr riscos de encontrar nem o ex maldito e nem nenhum conhecido. E o mundo é pequeno, né?

Daí você vai para esses bares que caminhoneiro não frequenta porque não é ambiente e canta junto com a moçada toda a sua dor.

O seu grande amor tá casando com outra. Você sabe que foi feita para ele, mas ele só quer a ruiva magra linda de olho claro que estuda alguma coisa inútil, mas não tem problema para ganhar dinheiro com a cara, porque ela é linda.

Empatadas em 1º Lugar

Stay With Me – Janis Joplin

Existe a dor, existe a dor grande, existe se sentir miserável.

Depois, tem a falta de dignidade. Tem aquele desespero da vida, tem a sensação de sufocamento. E tudo isso junto é Janis Joplin cantando Stay With Me. É quando a posição fetal não basta. Quando só chorar e gritar não exprime esse nó no peito.

A vontade que você tá sentindo enquanto pensa em beber água sanitária não é de morrer. É vontade de alívio. É não querer existir.

É jogar coisas nas paredes e acampar na porta da casa dele cheirando aquela camisa de time que ele deixou aí.

É o momento em que a ficha cai e você finalmente entende que ele não te quer mais e você já largou o marido, os filhos e a carreira por conta dele. E não sabe como lidar com aquela tatuagem do nome dele no meio de umas rosas no peito.

Atrás da Porta – Elis Regina

É. É triste. Você tava lá seguindo a vida, cuidando das suas coisas, indo casar com aquele cara que a sua mãe adora e você só gosta.

Aí um dia você conhece o Cara. Daí o Cara vai e te ensina como é ser mulher. Não essas mulheres aí que vão a luta, ele te ensina que você é mulher e precisa de um homem.

Ele te faz sair do prumo, largar a vida e se sentir bem enquanto leva a cerveja dele e demite a empregada para ter jornada dupla de trabalho e mesmo assim ser a mulher dele.

Daí ele, que te ensinou tanto de você e te fez delirar de felicidade, vai embora. E te diz na cara lisa que acabou e vai embora com a vizinha de peitos novos. E você chora no armário querendo que ele volte, disposta a perdoar porque homem é assim mesmo. Estúpida.

Pedaço de Mim – Chico Buarque e Zizi Possi

Daí tem a música do Chico Buarque que é o que eu gosto de chamar de hino da depressão.

Daí, como a voz do Chico não conseguia ser deprimida o suficiente, a Zizi Possi foi lá e transformou o negócio num desafio aos bravos. É o tipo da música que se você não tem um amor machucado, dolorido, não tem nenhuma importância porque vai doer do mesmo jeito.

É uma música que se você não tiver um amor para segurar seu coração com força impedindo de bater, vai doer pelo vazio de não saber o que é sentir isso. É chorar no escuro e sem tomar banho por uma semana se balançando feito autista em posição fetal no quarto, talvez debaixo da cama, enfiando um prego na tomada.

Anna Ingrid Soares é autora do blog Caderno Insone e nas horas vagas atua como advogada. Você pode segui-la no Twitter nesse link: @Anna_Ingrid.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 9
Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço

Anna Ingrid

32 comentários

  • @bramax:

    Lista de dar arrepios… rs

    Mas pra mim, faltou uma que poderia estampar o pódio: Vento no Litoral, do Renato Russo. Putz, essa música é daquelas que mesmo que vc esteja no ápice da felicidade ela consegue te botar pra baixo na 1ª execução…

    Responder
  • Gigi:

    COMO ASSIM não tem Creep, do Radiohead nessa lista???

    Responder
  • Diego Chiappetta:

    Falta “Flor da Pele” de Zeca Baleiro http://youtu.be/9SZ-l1IPF9A

    Responder
  • @raimundoluz:

    uhasduhasduhasduhhusda… meo, muito engraçado! é sofrimento demais… hudsaudhudsa

    Responder
  • Raimundo:

    texto muito bom da gostosona da @Anna_Ingrid: Top 10 músicas pra se ouvir no fundo do poço http://t.co/L2c0kpU confiram! muito bom mesmo.

    Responder
  • Raimundo:

    Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço | O Fim da Várzea http://t.co/WQK3Om0 Vocês tem que ler, é sério! muito bom!

    Responder
  • Raimundo:

    http://bit.ly/jOgSpq @LilianeJales da uma olhada jovem, voce vai gostar! =D

    Responder
  • Anna Sousa:

    texto muito bom da gostosona da @Anna_Ingrid: Top 10 músicas pra se ouvir no fundo do poço http://t.co/L2c0kpU confiram! muito bom mesmo.

    Responder
  • Lívia Helena:

    Muuuuito massa o "Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço" da @Anna_Ingrid em http://t.co/nkVbRnV adorei! kkkk

    Responder
  • Anna Sousa:

    RT @judithdantas: nem comentei no texto tem música ali q doi só de ouvir – "Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço" http://t.co/UwTbqup

    Responder
  • Pimenta:

    Rachei 😆

    Responder
  • InCommun Séries:

    Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço http://t.co/otZEyYn via @jnoronha

    Responder
  • ? Douglas Costa:

    Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço http://t.co/otZEyYn via @jnoronha

    Responder
  • Ivan:

    Essa Guiga é demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  • Barbara Castro:

    Pra vc, com amor s2 #SuaCara http://t.co/oN9ulSr @richellelaine

    Responder
  • Betz:

    hauhauaa.. eu iria tambem de Crying in the Rain, versao do a-ha… triste de dar do|

    Responder
  • Bonfim:

    Se fizer uma segunda leva (quem escapar da primeira…rsrsrsr) inclui “Foi assim” de Fafá de Belém. Fossa pura (treme copo)…

    Responder
  • Ila Fox:

    Ótima coletânea de dor de cotovelo!
    Uma que acho muito triste é a ALMOST LOVE (quase amor) da cantora A Fine Frenzy

    Responder
  • Nephita:

    CUIDADO! ATTENTION! ACHTUNG! PELIGRO!
    Ouvir todas essas músicas na sequencia faz você cortar os pulsos…

    Responder
  • Cesar:

    Essa lista não é seria, não tem Creep do Radiohead.

    Responder
  • ELI:

    A musica “Stay with me Baby” tem duas versões diferentes e de arrepiar. Uma delas é com Beth Midler no filme “The Rose”. A segunda é de um álbum de 1994 de David Coverdale. São fenomenais e adoro essa música. Abraços.

    Responder
  • Thalita Cecilier:

    Top dez músicas pra ouvir no fundo do poço http://t.co/XEeU322

    Responder
  • mrcioo:

    alguém falou em radiohead creep. lembrem tbm de fake plastic trees ”…If I could be who you wanted all the time ”

    Responder
  • Giúllian Rodrigues:

    Top 10 músicas para ouvir no fundo do poço. Em especial, aos bipolares! c/c @erivansr 😛 http://bit.ly/jq769t

    Responder
  • Samuel Miranda:

    Top 10 músicas para ouvir no fundo do poço. Em especial, aos bipolares! c/c @erivansr 😛 http://bit.ly/jq769t

    Responder
  • lila:

    top 10 músicas para ouvir no fundo do poço (versão trash): http://t.co/kDyJm5n (via @maisanablogo)

    Responder
  • Anna Sousa:

    @ellendiassc http://bit.ly/jOgSpq as músicas

    Responder
  • Ellen Dias:

    Vejam essa postagem da @Anna_Ingrid http://bit.ly/jOgSpq muito bom!

    Responder
  • maria luiza henrique:

    RT @jnoronha: Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço http://t.co/qKnFzFd

    Responder
  • Anna Sousa:

    @agenorgdn http://t.co/9KFS1Yw

    Responder
  • V.:

    Top 10 Músicas Para Ouvir no Fundo do Poço by @Anna_Ingrid >> http://t.co/XUSILsf9

    Responder
  • Alessandro Alves:

    Olha isso @Joicymv http://t.co/eJLrveLa

    Responder

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.