Por que desassinei o feed do Steve Pavlina


Um dos primeiros feeds que assinei quando comecei a usar o BlogLines foi o do Steve Pavlina. O cara escreve muito bem, sobre assuntos muito interessantes, e eu aprendi para caramba com ele. Foi através dele que fiquei sabendo como seria possível aumentar a quantidade de horas em vigília durante o dia, por meio do sono polifásico, bem como aprendi muitos conceitos sobre problogging que me levaram a melhorar minha própria vida, bem como a ter pauta para o Lucrando na Rede.

Só que eu tive de desassinar o feed do cara.

A razão é muito simples: o cara escreve muito bem, sobre assuntos muito interessantes, mas também escreve artigos muito densos e muito extensos. Eu não tenho condições de acompanhar um blog que, mesmo tendo um artigo por dia, demande vinte minutos de leitura por artigo. Como vi que os itens não lidos estavam se acumulando e eu só estava lendo os títulos e lamentando por não ler o conteúdo, desassinei.

Da mesma forma, desassinei o feed de uma grande amiga minha. Falo da Cris, do Virtual Enterpreneur. Não que ela escreva artigos tão densos e extensos quanto o Pavlina. O caso dela é que ela posta — para meus padrões de leitor — muitos artigos por dia! Você fica um dia sem ver o feed, e no dia seguinte parece que ficou uma semana!

Particularmente, tenho tomado o cuidado de não escrever artigos longos demais. Meu objetivo ao começar um texto é escrever algo em torno de 400 ou 500 palavras, com um limite máximo em torno de 1.000 palavras (o artigo mais recente do Pavlina teve 4.375). Se necessário passar disso, ou escrever menos, será uma exceção, e não a regra.

E minha freeqüência ideal de postagem é de um artigo por dia. Caso eu esteja inspirado e acabe escrevendo mais de um artigo no mesmo dia (já cheguei a escrever seis numa tarde), uso o recurso de programar a publicação do artigo. Além de não sobrecarregar meus leitores, eu garanto munição para as épocas de crise de criatividade. É uma beleza.

E você? Como lida com blogs que postam muito, ou que escrevem artigos muito longos? Você concorda com minha atitude de desassinar estes dois feeds de qualidade, mas com um formato inadequado ao meu gosto?

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8
Por que desassinei o feed do Steve Pavlina

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.