Oi/Velox ameaça seriamente a privacidade de seus clientes


Desde que a Internet existe uma das grandes preocupações relacionadas a ela é com a privacidade dos usuários. Questões sobre o que deve ou não ser monitorado, liberado ou proibido orbitam todas as cabeças pensantes, seja qual for o seu nível de raciocínio. Em outras palavras, não são apenas os gênios, os filósofos, ecologistas ou chatos em geral que se preocupam com isso, pessoas comuns que vislumbrem mais ou menos como funciona a grande rede também se preocupam com o assunto.

Não se atreva a se vestir assim, ou a Oi vai ficar sabendo!

E agora, essa gente toda vai ter ainda mais motivos para se preocupar, pois a Oi/Velox, operadora de telefonia que presta serviço para uma parcela gigante de consumidores brasileiros, tanto em serviços de banda larga por cabos (ADSL) quanto móvel (3G) vai adorar adotar um sistema que já foi banido da Europa, e que vai simplesmente acabar, exterminar, destruir, com a privacidade online de seus usuários.

O assunto não é novo, saiu na revista Época, e outros sites já comentaram a notícia bem melhor do que eu poderia fazer. Entre eles cito os seguintes:

Basicamente o que você tem que saber, caso seja cliente da Oi/Velox, é que a empresa não tem o direito de invadir sua privacidade, de descobrir tudo o que você faz no computador. Ninguém tem, a não ser que um juiz ordene a quebra do sigilo para fins de investigação criminal. Mas para isso as operadoras já dispõem de ferramental há muito tempo, não carecendo da “solução” que a Oi/Velox está implementando.

Você também tem que saber que não é simples para um usuário não especialista identificar que está tendo sua privacidade violada pelo sistema que a operadora está trazendo para o Brasil. Apesar do infográfico apresentado no primeiro link acima facilitar o entendimento da questão, é necessário uma grande dose de conhecimento técnico para que a pessoa consiga deduzir que está sendo vítima dessa arbitrariedade.

Pessoalmente, agradeço a Deus por não ser mais cliente dessa empresa. Mas ainda mais peço que não se torne mania entre as demais operadoras esse tipo de invasão, já não bastasse a palhaçada do “traffic shaping” que muitas fazem, impedindo que seus clientes usem o serviço pelo qual pagam para fazer o que querem e podem com a conexão.

Por fim, espero que essa iniciativa seja coibida antes de atingir número expressivo de usuários, pois seria terrível se os demais países resolvessem — como parece já ser uma ameaça real — bloquear o acesso de todos os usuários brasileiros de Internet a seus sites.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 11
Oi/Velox ameaça seriamente a privacidade de seus clientes

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.