O pior conselho de todos os tempos – Desafio das Listas


Continuo firme do Desafio das Listas. Até agora não pulei nenhum dos temas propostos, embora nem sempre tenha conseguido escrever sobre assuntos relacionados ao blog propriamente dito. O que também não quer dizer pescoço, pois o meme não obriga ninguém a nada.

Mas o pior conselho de todos os tempos que eu poderia ter recebido também veio de um amigo.

Na época, eu estava começando a PortoFácil. Tinha poucos clientes, o dinheiro era curto, o conhecimento era mais limitado. Claro que nem de longe eu tinha a excelência que tenho hoje na prestação de serviços, e por isso mesmo mantinha um outro emprego para me sustentar. Um emprego que, por sinal, eu detestava, que me sugava as energias como se fossem de kryptonita as paredes, os móveis, tudo.

Meu amigo, ciente das dificuldades por que eu passava, então, me deu o pior conselho (e isso também é relativo) que eu poderia receber.

— Janio, larga esse papo de ser empresário, faz um concurso pro Banrisul, e te garante pro resto da vida. Tu vai ter além do salário um monte de benefícios, plano de saúde, participação nos lucros, não demora muito tu vai ser promovido e começa a ganhar bem. Faz isso e te aposenta no banco.

Para alguém com um perfil diverso do meu esse “plano de vida” até pode funcionar.

Se eu tivesse seguido o conselho de meu amigo provavelmente teria morrido, já. Não aguento ter que cumprir horas-bunda: quando você não tem serviço nenhum, mas tampouco pode sair e fazer outra coisa porque é escravo do sistema, que te obriga a permanecer no local de trabalho durante o período determinado em contrato.

Da mesma forma, não suporto ter de cumprir ordens e dar satisfação a alguém que claramente só está num posto hierarquicamente superior porque puxou o saco do cara certo (ou fez outras coisas, sei lá).

E pedir para morrer mesmo seria me obrigar a fazer tudo isso, e ainda não ter a possibilidade de criar, inovar, mudar — que é assim o trabalho em grandes empresas, as coisas são impostas de cima para baixo, e quem está no chão de fábrica só tem que cumprir as ordens, mesmo que aquilo que lhe ordenem nem faça sentido.

Ainda bem que meu amigo me deu um conselho, não uma ordem que não pudesse ser cumprida. Apesar das excelentes intenções dele, é certo que hoje eu só poderia manter um blog caso houvesse Internet no Nosso Lar.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 11
O pior conselho de todos os tempos – Desafio das Listas

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.