Jogatina em Ajax


Certa vez, não faz muito, comecei a desenvolver um protótipo de um sistema web que precisaria ter algumas— ou melhor: muitas — características de sistema desktop. Aventurei-me por uma série de frameworks, muitos muito bons, todos com suas deficiências e limitações, e acabei gostando um bocado do YUI, Yahoo User Interface (link apontando para o blog).

O YUI é um framework muito completo e bastante complexo, mas por ser muito bem modularizado torna relativamente fácil o desenvolvimento de interfaces bonitas e complexas. Um exemplo do quão simples é o desenvolvimento com o YUI é o gerador de banners para o MercadoSócios, no qual uso um widget de seleção de cores que com poucas linhas estava do jeito que eu queria.

É claro que um projeto grandioso e complexo como o YUI tem uma galeria de aplicativos web escritos com o framework, e foi nessa galeria que conheci o World of Solitaire, um site em que o visitante pode usufruir de onze variações dos jogos de paciência com cartas, incluindo os famosos Klondike (a Paciência do Windows) e Free Cell.

Cabe notar que o design do jogo como um todo é muito bonito, as cartas são fáceis de visualizar (há várias opções de estampas tanto para o verso quanto para o anverso das cartas), a animação é suave e a jogabilidade é ótima. Honestamente, não consigo imaginar como um programador teve saco de fazer um trabalho desses usando JavaScript. E não só: JavaScript compatível com os principais navegadores do mercado!

Da própria resenha na galeria de aplicativos do YUI:

It does not require Flash nor Java and is designed to work in all major browsers including Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera and Konqueror

E o autor garante que estes onze jogos são apenas a fase inicial, pois ele já está trabalhando para incluir outros novos!

Não sei como o cara se mantém, ou se ele programa por puro diletantismo. Mas o fato é que não há nenhuma publicidade na página — pelo menos não havia no momento da redação deste texto — e ele nem o e-mail das pessoas não pede (o que poderia alimentar alguma mailing list, ou coisa parecida).

Este é um cara que pode ficar bem tranqüilo que usuário nenhum vai modificar o trabalho dele para visualizar diferentemente do que ele planejou (dica: Tem site bloqueando o Firefox). Por quê? Porque ele fez o seu trabalho muito bem feito!

Atualização: em Implementation Focus: World of Solitaire by Robert Schultz é possível ler uma interessante entrevista (em Inglês) com o desenvolvedor do site, inclusive entrando em aspectos construtivos do sistema (componentes do YUI utilizados, abordagens técnicas, etc). E tem screenshots.


Technorati : free cell, paciência, solitaire, web 2.0, yui

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 11
Jogatina em Ajax

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.