Hagakure: o Caminho do Samurai


Por conta de iniciativas coletivas nas quais me encontro inserido, acabei vendo despertar-se em mim o interesse por artes marciais antigas, notadamente por samurais e seus meios de vida. No vaivém fui apresentado ao Hagakure (link para o Submarino), e por fim descobri uma coisa que me chamou bastante a atenção.

Observe a imagem abaixo.

Ela é o símbolo que eu esperava encontrar na capa do livro, pois acreditava ser ele o identificador único desta obra, que diferente de A Arte da Guerra, de Sun Tzu, não ensina generais a tomar decisões, e sim o Guerreiro a viver cada dia.

Porém, qual não foi minha surpresa ao descobrir que há muitas versões para a capa do livro!

É impressão minha, ou o símbolo da edição americana (que é o mesmo usado na capa da edição brasileira) é o mesmo usado para “ameaça biológica”? Onde foi que eu me perdi?

Zemanta Pixie

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 10
Hagakure: o Caminho do Samurai

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Um comentário

  • marcelo sarraceno:

    o simbolo do hagakure remonta o periodo dos122 clãs mais famosos do Japão medieval. é o escudo de um clã distinto,provavelmente do mestre yamamoto. mais respostas serao encontradas no livro o dicionario dos simbolos

    Responder

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.