Como facilmente redimensionar imagens no Mac OS X


tesoura, lápis e régua sobre um caderno

Quando se tem um blog, a fim de tornar a leitura dos posts um pouco mais agradável é comum querermos inserir imagens.

O melhor recurso que conheço para ensinar a utilizar corretamente imagens em seus posts é o Blosque. Além de tratar sobre assuntos relacionados a licenciamento adequado de imagens, lá você poderá aprender como encontrar imagens de alta qualidade para seus posts e como adequá-las ao assunto de seu blog.

[jbutton color=”green” url=”http://blosque.com/search/imagens” newpage=”yes” a_css=”color:#fff;text-decoration:none”]Clique aqui para acessar uma lista de posts versando sobre imagens.[/jbutton]

tesoura, lápis e régua sobre um cadernoEntretanto, é comum que as imagens que venhamos a encontrar em nossas buscas sejam muito maiores do que o tamanho que realmente queremos que elas tenham.

Quem usa WordPress pode se valer da própria ferramenta de upload de imagens para fazer alguma edição básica (espelhar, girar, recortar, redimensionar), mas caso você esteja usando as imagens do DreamsTime, por exemplo (gratuitas — ou pagas — e de alta qualidade, em grande variedade), sempre terá arquivos gigantes, com 2MB, 3MB ou até maiores, em dimensões adequadas para diversos tipos de trabalho, mas grandes demais para utilizar na web.

Se você tem um Mac não precisa de nada além da linha de comando para facilmente redimensionar imagens. Sem precisar abrir programas complexos ou pesados, sem precisar de interface de usuário, nada disso: um comandinho e pronto. E este comandinho se chama sips.

A utilização mais comum para o sips é redimensionar imagens definindo a nova largura destas, e o programa automaticamente calcula a altura, de forma a não distorcer a imagem final.

Para utilizar o sips você deve abrir um programa de Terminal (o meu favorito é o iTerm), “navegar” até o local onde as imagens estão salvas, e executar o comando sips --resampleWidth 999 imagem.jpg, sendo que em vez de 999 você vai indicar a largura que deseja para a nova imagem.

Um exemplo prático: sempre salvo minhas imagens (as originais) no diretório de Downloads do Mac OS X (Transferências, para quem usa o OS X em Português), e as redimensiono para 600px de largura.

cd Downloads
sips --resampleWidth 600 imagem.jpg

Pronto, em um segundo minha imagem original será substituída por uma versão dela mesma com apenas 600px de largura, plenamente adequada ao leiaute do meu blog.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 13
Como facilmente redimensionar imagens no Mac OS X

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.