Bobagens Que Você Provavelmente Pensa que São Verdades da Medicina

Todo dia você ouve ao menos uma bobagem vendida como verdade. Os comerciais na TV fazem sua parte, e dificilmente você sai de uma mesa de bar sem ouvir opiniões abalizadas que não passam de asneiras, como essas.

22 de outubro de 2012 • Por j noronha, em Listas
Cravo

Todo dia você ouve ao menos uma bobagem vendida como verdade. Os comerciais na TV fazem sua parte, e dificilmente você sai de uma mesa de bar sem ouvir opiniões abalizadas que não passam de asneiras, como essas.

Sabonete Antibacteriano

Todo dia tem um comercial novo promovendo um sabonete que promete eliminar 99,9% das bactérias existentes ou que venham a ser criadas. De quebra, você descobre que seu filho vive cercado de ameaças invisíveis a olho nu tão simpáticas quanto um membro do PCC com prisão de ventre.

Você agora dá dois banhos por dia no pirralho, gastando meio sabonete antibacteriano em cada e só falta esfregá-lo com palha de aço, afinal, você quer o melhor para seu pimpolho.

A Verdade

Seu corpo tem um sistema imunológico para enfrentar as bactérias, e esse sistema precisa estar em forma para lidar com elas. O que o sabonete faz, na verdade, é enfraquecer suas defesas que, por praticar menos “atividade física”, ficam barrigudas e preguiçosas.

Um belo dia, você esquece o sabonete e seu sistema imunológico está lá, bebendo cerveja e assistindo a UFC, e nem se dá conta de que tem que trabalhar quando aquela bactéria verdadeiramente perigosa aparece.

O que acontece é que sua pele convive com bactérias cuja função é evitar infecções quando você se machuca, e a convivência com elas é fundamental, principalmente na infância (link).

Resultado? Você vai parar no médico por excesso de limpeza.

Olá

Olá, meu nome é Bactéria e fico triste quando você não me deixa trabalhar.

Água Mineral

Sua cozinha tem um daqueles galões de 20 litros? Quando sai você pede água mineral? No trabalho é a mesma coisa?

Resumidamente, você morreria de sede se fosse um náufrago dependendo de água da chuva.

A Verdade

Para não me tornar repetitivo, tudo que você leu sobre bactérias, com exceção daquela que vive em sua pele.

Na questão da água, existe ainda outro mito, de que as minerais causariam cálculo renal. A verdade é exatamente ao contrário, elas ajudam a evitar (link).

Leite é Bom Para Azia

Talvez seja, se sua mãe for uma vaca, mas nesse caso, você não estaria lendo esse artigo. Se você for humano, todo o leite que precisa na vida veio de sua mãe ou da lata (link).

A Verdade

Lembra da química do ensino médio? Ácido e Base?

Então. Em termos leigos, azia é causada por excesso de ácido no estômago. Leite é uma base e, ao ser ingerido, vai fazer com que seu estômago produza mais ácido, aumentando a queimação até o nível Inferno de Dante.

A solução? Limão. Ele vai fazer com que seu estômago produza base para neutralizá-lo e, de quebra, oxida-se, transformando-se também em base (link).

E não, o Yahoo Respostas não é consultório médico.

Azia

O consumo exagerado de humanos pode causar azia.

Usamos Apenas 10% do Cérebro

Essa estupidez parece ser muito popular no Brasil, talvez por influência daquela música do Raul Seixas que eu estou com preguiça de pesquisar agora, mas você sabe do que estou falando.

A Verdade

Apesar de muita gente por aí parecer não usar o cérebro como um todo, uma simples tomografia mostra que ele trabalha por inteiro, com cada área responsável por determinadas funções (link).

Cérebro

Consequências do pouco uso do cérebro.

Coca-Cola é um Ácido que Vai Derreter Seu Estômago

Você já recebeu aquele email que detalha como Coca-Cola vai abrir um buraco no seu estômago, por que contém ácido, e ácido derrete coisas.

A Verdade

Coca-Cola é água, gás carbônico, açúcar, sal e outras coisas que não vão fazer exatamente bem para sua saúde, se consumida em excesso, mas é menos ácida do que limão, por exemplo, e você não morre tomando limonada, pelo contrário (link).

Coca-Cola

Acidente com Coca-Cola, cuidado!

Cravos na Pele São Aracnídeos

Essa você já leu em livros de biologia e até de algum professor com pressa de tocar a matéria e confiando na certeza de que ninguém está prestando atenção mesmo.

A Verdade

Cravos são poros entupidos, literalmente, de gordura, o ponto preto é a gordura oxidada em contato com o ar, acumulando mais gordura embaixo.

Existe sim um aracnídeo que pode viver no seu corpo, mas seu local preferido é o ouvido, e você não precisa ter cravos para ser infectado por ele.

Cravo

Caso grave de cravo.

Frio e Chuva Causam Gripe

Você certamente já assistiu a algum comercial de remédio onde a pessoa “gripa”, como se fosse possível “gripar” alguém, depois de tomar chuva, entrar em uma sala com ar condicionado ligado e afins.

A Verdade

A única verdade nesses comerciais é o atentado à língua portuguesa. O frio só é prejudicial se você ficar muito tempo exposto a ele.

Choque térmico, ao contrário do que se pensa popularmente, faz bem à saúde (link).

O que causa gripe é um vírus, o resto é bobagem.

Compartilhe

Comentários fechados.