Blogs que inspiram – Desafio das Listas


Dando sequência à difícil tarefa de escrever para o aparentemente interminável Desafio das Listas, hoje somos exortados a falar de blogs que nos inspiram.

Tarefa difícil.

Primeiro, porque todos os blogs inspiram, de um jeito ou de outro. Até mesmo aqueles blogs ridículos cheios de fotos de gente fazendo bico de pato, inspiram. Ou aqueles que só tem material copiado de outros blogs — também inspiram.

Claro que blogs bonitos e bem escritos inspiram de uma maneira, digamos, mais agradável. Mas quantas vezes não escrevi posts que me deram muito prazer apenas por ter visto algo num blog podre? E quantas vezes um blog de qualidade é tão bom que praticamente soa como definitivo o que o blogueiro venha a falar?

Corro o risco de ser leviano ao listar alguns blogueiros e não outros, bem como é certo que me repetirei ao indicar algum nome. Entretanto, vamos a uma pequena lista.

  • Yoani Sánchez: filóloga, jornalista e blogueira cubana, autora do blog Generación Y, no qual denuncia a merda que é viver em um país sob regime “comunista”. Em minha humilde opinião, sua principal virtude é peitar o regime vigente, e engolir as acusações de ser uma mercenária que enche o bolso com dinheiro americano, contanto que denigra a imagem da “perfeição” que é a Ilha de Cuba.
  • Nospheratt: desnecessário explicar por que ela inspira, basta dizer que é graças a ela que estou aqui, participando do Desafio.
  • Gentil Saraiva Jr: escritor, professor, poeta, tradutor, blogueiro, e acima de tudo meu irmão de coração. Tem obsessão por ensinar, porque sabe que é como mais aprende. Gosto muito do seu trabalho de publicar letras traduzidas no blog (num deles, o homem é múltiplo), porque graças ao seu profundo conhecimento do Inglês, pela poesia e pela sensibilidade, ele consegue extrair informações e expressões idiomáticas que vão muito além de mera consulta em dicionário. Aliás, Gentil tem um gosto musical muito bacana e eclético, e deixo como sugestão — estou convicto de que ele vai gostar — traduzir a música Love is a Stranger, dos Eurythmics. No vídeo abaixo a prova de que o tempo faz bem não só ao vinho, mas também à diva Annie Lennox, fantástica nesse visual de mulher fatal com longas madeixas negras, em contraste ao visual andrógino e oxigenado dos Anos 80.

(Sim, eu sei que o vídeo quebrou meu layout, mas quem se importa com layout tendo toda a beleza e o talento dessa beldade para apreciar?)

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.25
Total de Votos: 8
Blogs que inspiram – Desafio das Listas

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.