Atualize seu WordPress com segurança


Sempre que sai uma versão nova do WordPress é a mesma coisa: todo mundo louco pelas novidades, ansioso por atualizar seus blogs, apavorado com medo das incompatibilidades com temas e plugins. Não raro vemos problemas inimagináveis, como acentuação e mesmo bancos de dados inteiros que sobem no telhado.

Pior: não dá para confiar apenas no backup do diretório de scripts que o instalador automático da sua hospedagem faz, pois versões mais recentes do WordPress costumam lidar com novas informações, o que faz com que na primeira execução do painel de controle do blog o banco seja modificado para refletir as novas funcionalidades.

Agora, com o lançamento do Dexter, o WordPress 2.3, a novela se repete, e muito choro e ranger de dentes já se ouve por aí. Houve quem atualizasse e perdesse o blog, e quem atualizasse e perdesse apenas alguns plugins. Em meu caso, ou a operação é um completo sucesso ou não é boa o suficiente. Mas existem também ferramentas para ajudar nesse mister.

Estou falando do WordPress Upgrade Preflight Check, um plugin que promete gerar um relatório de possíveis incompatibilidades da sua instalação do WordPress com o Dexter.

Segundo a página oficial, este plugin procura pela ocorrência de determinados textos no interior de plugins e temas que possam indicar problemas de compatibilidade.

Ele busca pelo seguinte.

  • Uso das antigas tabelas de categorias, que agora se foram (o Dexter usa tags “de verdade” agora).
  • Uso do arquivo wp-admin/upgrade-functions.php, que foi removido e renomeado.
  • Uso da função get_the_title, que agora funciona um pouco diferente.
  • Uso de funções obsoletas de permalink, que atualmente funcionam mas que já deveriam ter sido substituídas.

Para usar o plugin é bem simples: descompacte o arquivo no diretório de plugins, ative-o e procure nas opções do WordPress pelo novo submenu Upgrade Preflight; ali vai haver um relatório detalhado com todos os plugins e temas instalados no seu blog, mesmo os inativos, com o resultado da análise das situações acima.

No caso do Blogue do Janio, o upgrade vai ter de esperar um pouco pelos seguintes plugins, além do tema atualmente em uso.

Não há condições de perder o aLinks e o Google Sitemaps, o resto é resto, mas estes dois fariam muita falta, e até que alguém faça os devidos hacks ou os autores dos plugins liberem versões compatíveis com o WordPress 2.3, vou me mantendo do jeito que dá, e sendo feliz mesmo sem estar na crista da onda.

Após a emissão do relatório não é necessário manter o plugin, sua função é apenas sugerir onde possa haver alguma incompatibilidade com o novo WordPress.

Para saber se seu blog está preparado para a migração, acesse a página WordPress Upgrade Preflight Check e baixe o plugin do site oficial.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 11
Atualize seu WordPress com segurança

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.