Assista vídeos do Popcorn Time em sua TV com DLNA


Quem me conhece há um pouquinho de tempo (nem que seja bem pouquinho) sabe que eu tenho uma certa “obsessão” por assistir conteúdo da Internet direto na minha tevê da sala (porque apesar de meu computador ser grande, bom mesmo é ver na tela ainda maior, em 3D se possível, na poltrona confortável que só combina com lazer, não com trabalho).

Claro que a coisa mais fácil que tem é conectar um notebook com Linux que esteja encostado (eu tenho) direto na HDMI da tevê. Aí é só usar um mouse e um teclado sem fio (eu tenho) e operar o Popcorn Time a partir do sofá.

Para muitas pessoas talvez essa solução já fosse simples e eficiente o suficiente, mas não para mim. Acontece que o notebook em questão está encostado por algum motivo, qual seja o de ser “fraquinho” em termos de processamento de vídeo. Aí eu não consigo ver uma cena mais rápida, por exemplo, e ignorar que há perda de frames ou que ocorre pixelamento das imagens. Simplesmente não dá.

De fato, até pensei em seguir o tutorial do Marco Gomes para montar um servidor de mídia com o Raspberry Pi, mas seria mais um computador em casa (sem problemas), o custo não é mais tão baixo assim por causa da disparada no preço do Dólar, e daria uma mão de obra considerável para deixar tudo redondinho.

Já falei no passado da solução que encontrei para assistir minha biblioteca de mídia na tevê pela rede sem fio, usando o DLNA da tevê. E é justamente usando um truque sujo para fazer o Popcorn Time e o Serviio funcionar juntos que consigo a mágica de assistir por streaming os filmes novos que só estão na locadora do Paulo Coelho.

As versões mais recentes do Popcorn Time já contam com um servidor DLNA interno, e inclusive o meu televisor é corretamente detectado por ele, porém o recurso não funciona.

Popcorn_Time_DLNA_não_funciona

Entretanto, não devemos esquecer que:

  • o Serviio já é um servidor de DLNA e é ele que devemos usar para este fim;
  • o PopCorn Time é um cliente BitTorrent, e como tal ele salva em algum lugar os vídeos em exibição.

Ora, tendo isso em mente, é fácil pensar um pouquinho diferente e fazer com que o Serviio encontre exatamente os arquivos do Popcorn Time para exibi-los no televisor!

Tendo tudo funcionando direitinho e ambos os programas abertos e rodando, basta seguir o roteiro abaixo.

Descobrir o local onde o Popcorn Time salva seus arquivos temporários: basta acessar as configurações do programa (ícone de engrenagem no canto superior direito), marcar a opção “Mostrar configurações avançadas” e localizar a opção “Diretório do Cache”. E então copiar o valor que estiver naquela configuração.

Diretorio_do_Cache_-_Popcorn_Time

Adicionar o local recém descoberto ao Serviio: agora é só entrar nas configurações do Serviio e adicionar à lista de pastas compartilhadas o caminho recém descoberto, usando a opção “Adicionar Caminho”.

Console_do_Serviio_1_5_1

Exibir o filme: agora é só ir no PopCorn Time e botar o filme desejado para rodar. Assim que ele começar a executar, volte na configuração de pastas compartilhadas do Serviio e clique no botão “Forçar Atualização”, para garantir que todo o conteúdo esteja realmente disponível em DLNA.

Pronto, agora é só ser feliz vendo filmes e séries direto na tevê com o mínimo de gambiarra possível.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 11
Assista vídeos do Popcorn Time em sua TV com DLNA

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

15 comentários

  • Cíntia Delfino:

    E A LEGENDA? COMO FAZ?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Não grita, moça.

      A legenda que você tiver escolhido no Popcorn vai aparecer na tevê também.

      Responder
      • Criss Drumond:

        boa noite galera… help! tudo certo… menos legenda!!! help!!!!

        Entretanto na minha tv o dlna do popcorn funiona perfeito! só não funciona a legenda na tv ate tem a marcação quando entro nas opções do controle mas não da pra selecionar.

        Responder
  • Guilherme:

    Janio…

    Segui todas suas orientações e ainda assim não estou conseguindo visualizar filmes com legenda na minha TV. O que devo fazer?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Aí não sei… Se você fez tudo igual a mim, os resultados deveriam ser iguais. :-/

      Responder
  • Porconauta:

    Da ceto com o UMS (Universal Media Server) também?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Experimenta aí e conta aqui nos comentários.

      Responder
  • Jonatas Oliveira:

    O que é serviio? preciso baixar também para o mac? onde baixo?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Siga os links no post, tem um monte de informação. Se ainda assim não se achar, use o Google.

      Responder
  • Bianca Rocker:

    Consegui fazer seguindo suas dicas, mas faltaram algumas informações no seu post. A primeira é um link para baixar o Serviio e o Popcorn Time, para quem não conhece os aplicativos. A segunda é para exibir o filme. Dar play no filme escolhido pelo Popcorn Time, pode pausar logo que ele começar a tocar. Em seguida, acessar o Serviio pela TV (através do input/source – aquele botão que você usa para trocar de TV para HDMI, AV, pendrive, etc.), entrar em Vídeos e buscar a pasta Folders > Popcorn-Time. Dentro dessa pasta estará o filme que você executou pelo computador. Basta abrir esse arquivo pela TV e voi-lá. Sobre as legendas, não mexi em nada da configuração default do Serviio e funcionou perfeitamente. Pode tentar entrar pelo app Serviio em Delivery / Entregas, clicar na aba Subtitles / Legendas e checar se a opção Enable Subtitles está habilitada. O encoding do meu está UTF-8 e funcionou. É isso! 😀

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Acho que não é necessário entrar nesse nível de detalhe. As pessoas que sabem o que é Popcorn Time e DLNA também sabem usar o Google. É desrespeitoso nivelar a inteligência das pessoas por baixo.

      Responder
      • Bianca Rocker:

        Ué? Eu usei o Google e caí aqui. Não sabia o que era DLNA. Se você não explica direito, que adianta buscar no Google?

        Responder
        • Janio Sarmento:

          Não sabia, mas fez funcionar tudo direitinho.

          Além do mais eu já escrevi muitos outros tutoriais sobre o assunto, é só seguir os links.

          Enfim, não vou mudar meu jeito de escrever. Quem tiver dúvidas que pergunte, ou que pesquise no Google.

          Não sou pago para isso, nem propaganda tem no meu site. Se fosse remunerado, aí as coisas seriam diferentes. Mas não são.

          Responder
          • Bianca Rocker:

            hahaha irritadinho.

            Responder
            • Janio Sarmento:

              Ué, por que você diz isso?

              Responder

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.