#365Posts – Resolvendo o erro NO_PUBKEY no Ubuntu

Um problema chato pra cacete, que pode tirar o sono de um administrador de sistemas mais cri-cri, mas que tem uma solução muito simples em um único comando.


Quem tem máquinas Ubuntu de vez em quando pode se deparar com um problema no apt-get identificado pelo código NO_PUBKEY. Em resumo, acontece quando uma determinada fonte de pacotes não pôde ser verificada pelo apt.

Depois de muito apanhar com o problema descobri duas coisas que podem salvar vidas, caso a irritação seja fator marcial no momento:

  1. A causa primária do problema é a porta 11371 bloqueada no firewall, o que impede que o apt baixe as assinaturas do local correto.
  2. Depois que o problema se instalar não adianta apenas desbloquear a porta no firewall, é necessário também obter manualmente as chaves faltantes pelo comando apt-key.

Contudo, caso você não queira ou não possa, seja por que motivo for, abrir a porta não padrão no seu firewall, é possível adicionar a chave faltante usando um único comando, forçando o uso da porta 80, HTTP padrão.

Observe que quando o erro ocorre, a última informação vai ser um hash hexadecimal. Ele é o índice que permitirá que importemos a chave correta para nosso gerenciador de pacotes.

O comandinho mágico é:

No meu exemplo acima, 16126D é uma chave fictícia de um suposto pacote com problema.

Vale observar que estou forçando o protocolo hkp:// e a porta do HTTP (com o :80), de forma a não ter problema com políticas de segurança do servidor.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.63
Total de Votos: 8
#365Posts – Resolvendo o erro NO_PUBKEY no Ubuntu

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.