#365Posts – Por que “desafio” e não “projeto”?


Essa semana fiquei sabendo que influenciei minha amiga a criar o #52Posts, que vem a ser uma versão light do .

O post inaugural dela me fez pensar um pouco sobre algo que eu sabia que aconteceria, mas até sentir na própria pele ninguém leva em consideração: não é fácil.

Este é apenas o 12º post e já estou arrepiando o cucuruto, haja vista os problemas e ideias mil que surgem para fazer desistir do desafio:

  • Depois de tantos anos blogando, tendo produzido posts realmente ótimos, parece que qualquer coisa que se escreva vai ser menor do que poderia ter sido, e ninguém gosta de nada de baixa qualidade.
  • O mundo anda tão chato que parece que nada mais vale a pena ser comentado.
  • Tenho trabalhado muito, e um post minimamente apresentável requer um tempo considerável de dedicação e concentração.
  • O não dá dinheiro, não dá fama, não dá prestígio; e sem incentivos externos, às vezes a gente custa a conectar com os motivadores internos.

Por isso tudo e por tudo que não listei, escrever um post por dia, em cada dia do ano, é um verdadeiro desafio.

Um projeto se dá quando a pessoa tem um mínimo de noção de como vai cumprir com a tarefa, quando sabe a sequência de passos que serão dados, e o que fazer em caso de alguma coisa sair de maneira inesperada.

Já o desafio se dá quando o sujeito vai superar seus limites, quando vai tentar (e tomara que consiga) alcançar uma realização, saiba ele como vai conseguir isso ou não.

Eu não sei se vou dar conta de escrever todos os 365 posts em tempo, só sei que vou tentar igual àqueles tratamentos para drogadição: um dia de cada vez.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 9
#365Posts – Por que “desafio” e não “projeto”?

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.