#365Posts – O Operário do Saco

O que um inocente comentário em uma fotografia "engraçada" na Internet pode revelar sobre as pessoas em geral?


Tenho um amigo que vira e mexe posta no Facebook algumas coisas, digamos, pitorescas. Hoje ele postou a imagem abaixo (que reproduzo com os comentários feitos no próprio Facebook). Este mesmo amigo diz que eu ando tão mal humorado que já devo estar usando da cota de mau humor de 2014, pois é impossível que ainda tenha restado algum mau humor de 2013 para fruir).

O operário do saco

Se sua tela for grande, clique para ampliar (se quiser)

Acho que não preciso dizer muito para que qualquer um perceba que o comentário feito pela moça me incomodou bastante. O ranço não será diferente do que todo mundo já está careca de saber, mas nem por isso vou me furtar a comentar sobre o assunto.

Em primeiro lugar, o que me incomodou no comentário da moça foi o escárnio completo, o total desprezo por um ser humano, que embora não seja sequer identificável pela imagem (a não ser, quem sabe, por alguém bem íntimo) continua sendo tão humano quanto qualquer outro. Um homem que está trabalhando honestamente pelo seu sustento, sob condições evidentemente adversas.

A criatura não se furtou a criticar o suor nos fundilhos do rapaz (creio que ela nunca tenha realmente visto uma freada de BMX numa roupa íntima), como se ele fosse meramente alguma sorte de porcalhão, como se sua profissão não implicasse suar e exalar toda sorte de substância que um ser humano exala em tais condições.

De fato, encaro o comentário jocoso como uma reafirmação da noção deturpada que as pessoas têm das outras: dependendo da cor da sua pele, do seu salário, do bairro em que mora, ou das roupas que usa, uma pessoa pode automaticamente ser classificada como inferior, e tal classificação implica o direito de desrespeitar o outro.

Por fim, o comentário do meu amigo, que inicialmente postou a foto. Vai que ele que tem razão, e eu é que estou mesmo precisando relaxar.

Janio, eu, de minha parte, nem ideologizo (se é assim o termo…) mas nada de internet, fotos e tals… nem resolve mesmo. Prefiro pensar que o operário levou de boa, é um acidente que acho que muito de nos homens já passamos e tivemos que achar um jeito de chegar em casa e trocar. Pode ser um gozador que riu mais até que os outros… Considero essa uma foto de humor sem bulling, diferente daquelas com tipos, sabe, vejo muitas mas só publico quando tudo indica que foi proposital… Relaxe um pouco, nem tudo é bulyng.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 10
#365Posts – O Operário do Saco

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.