#365Posts – Melhore a usabilidade de seu computador com o f.lux


Se você for como eu, com certeza você passará várias horas da noite, não só do dia, usando o computador. Desde tempos imemoriais — coisa de uns 25 anos — que eu uso lentes corretivas, o que faz com que os efeitos de ficar de olho na tela durante tantas horas sejam potencialmente mais desagradáveis.

Infelizmente não sei onde foi que eu vi o link para um programa (disponível para Windows, Linux, Mac OS X, bem como para iPhone e iPad que tenham sido objeto de jailbreak), mas sei que ele tem me ajudado muito a tornar as longas horas de trabalho mais agradáveis.

O programa de que falo é o f.lux, que você instala, configura uma vez e depois esquece.

Ao instalar o programa ele tenta localizar onde você está. No caso do iMac, ele localizou meu endereço com uma precisão assustadora, parece até bruxaria. Confirmei a localização, e o programa já começou a agir.

Ocaso: pôr do sol (mas você já sabia disso, né?)

O que ele faz é simples: à medida que chega a hora do ocaso ele reconfigura as cores da tela do computador, trazendo-as para tons mais quentes (mais avermelhados). A partir da aurora o programa repõe a temperatura normal das cores.

Este efeito faz com que a luminosidade do computador “case” melhor com a do ambiente externo (o que é particularmente real na minha sala, cuja iluminação é por lâmpadas fluorescentes compactas com a mesma cor das lâmpadas incandescentes).

No site oficial do programa tem toda a documentação e a explicação da teoria que embasa a ideia. Pertinente ou não, pouco importa. Para mim está sendo ótimo.

Serviço

f.lux, para Mac OS X, Windows e Linux; também para iPhone/iPad com jailbreak.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 11
#365Posts – Melhore a usabilidade de seu computador com o f.lux

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

3 comentários

  • Gentil Saraiva Jr.:

    Estou testando.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Amanhã me conta. Pra mim ele é de grande ajuda!

      Responder
  • guinetik:

    mano muito bom cara isso. eu pensei q iria ficar ruim ver vídeo com ele ativado, mas nem fica

    Responder

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.