#365Posts – Criando um site “one page” com o Ghost


Eu sei que às vezes eu me torno chato quando um assunto me apaixona, porque quero descobrir tudo o que existe a respeito, quero aprender, explorar possibilidades. Está sendo assim com o Ghost, cuja simplicidade extrema está me conquistando a cada dia mais.

Eu queria fazer um site para promover um produto da CPA Brasil, queria que fosse daqueles de uma única página para facilitar a navegação, e queria algo adiantado, quase pronto, para não ter que passar trabalho de corno codificando em HTML.

A primeira ideia era usar uma página HTML estática, mas justamente o aspecto da dificuldade da manutenção do conteúdo me fez recuar. Então decidi que faria o site usando o Ghost (minha coisa favorita), e não tive dificuldade em encontrar as ferramentas de que precisava.

Os passos que segui foram:

  1. Instalação do Ghost.org em um servidor;
  2. Instalação do tema GostScroll;
  3. Preparação e publicação do conteúdo.

Para ser 100% honesto, fiz pequenas modificações no tema, como tornar mais visível o botão de ação (“Call to Action”), e alterar a cor de fundo das seções ímpares de azul para preto. Mas foi só.

O resultado pode ser conferido no site Estimulante Sexual. Cada uma daquelas seções é um post individual no Ghost, e a ordem das seções pode ser facilmente controlada pela data e hora de cada post.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.2
Total de Votos: 10
#365Posts – Criando um site “one page” com o Ghost

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Um comentário

  • Luiz Gadetto:

    Muito bom, ficou ótima a página, principalmente no Android.

    Responder

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.