#365Posts – Confiar sem conhecer


Acabei de ver no Feice:

"O problema é que a gente costuma confiar nas pessoas antes de conhecer quem elas realmente são."

“O problema é que a gente costuma confiar nas pessoas antes de conhecer quem elas realmente são.”

Para a pessoa que elaborou essa imagem só tenho uma pergunta a fazer: já que ia esculachar com a flor, não podia ter escolhido uma fonte que tivesse todos os caracteres, inclusive os acentuados?

Não, espera, não é isso…

A pergunta que tenho a fazer é: e como é que você queria que fosse?

É provável que essa pessoa nunca tenha parado para pensar que, de fato, a gente nunca vai conhecer o outro como ele realmente é. No máximo, a gente consegue segurar um pouco o mecanismo projetivo, mas na maioria absoluta dos casos só o que se vê no outro é a projeção daquilo que nós mesmos somos ou temos (interna e espiritual, não materialmente).

Assim, quando a gente se apaixona à primeira vista não é por nada que o outro esteja mostrando, e sim pelas nossas características, pelas quais já somos apaixonados, que projetamos ou vemos espelhadas na outra pessoa. Da mesma forma, quando conhecemos alguém e “o santo não bate”, o problema é que enxergamos na outra pessoa aquelas características que são nossas próprias, mas das quais não gostamos, renegamos, não queremos nem ouvir falar.

Assim, se confiamos numa pessoa antes de “saber quem realmente são”, é porque essa pessoa por algum motivo nos faz reconhecer nela as características nossas próprias que nos qualificam, ao nosso próprio julgamento, como “confiável”. Se desconfiamos da pessoa, é porque ou ela é incapaz de ter esse efeito sobre a gente, ou porque ela nos faz ver, com os olhos da alma, tudo aquilo que detestamos em nós, e que nos faz pensar — ou saber — que não somos confiáveis.

Então, além de escolher uma fonte mais adequada, se eu fosse o autor da imagem acima, eu escreveria que “o problema é que a gente nunca conhece o outro, e só confia ou deixa de confiar baseado em nossas próprias projeções”.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 11
#365Posts – Confiar sem conhecer

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.