#365Posts – Compro espaço para anúncios em modalidade CPM

Quer faturar uma grana com o seu blog? Então entre em contato comigo.


loaded_bag_of_money_w1

Embora muitos neguem, todo mundo deseja fazer algum dinheiro com seus blogs. Alternativas existem muitas, mas a maneira mais fácil e garantida de ganhar dinheiro com blogs é vendendo anúncios na modalidade CPM, contanto que o anunciante seja sério e honesto.

O que é CPM

Podemos dizer que “CPM” é um acrônimo para “custo por mil”, ou seja, é um valor que é definido para o anunciante pagar ao veículo (o blog, no caso) a cada 1.000 impressões de anúncios. “Impressão” é o termo para designar cada vez que uma propaganda é exibida a um usuário.

A modalidade de CPM é a mais garantida e fácil para o veículo porque ele recebe independente do resultado que a campanha tenha para o patrocinador. Claro que patrocinadores não renovam quando as campanhas têm resultados ruins, mas o resultado de uma campanha depende de muitos fatores, e se um anunciante não renova, um outro pode estar sedento para não dar espaço a mais ninguém.

O que estou negociando

O que estou negociando é a intermediação entre um anunciante de confiança (eu garanto os pagamentos, pessoalmente), e blogs interessados em ganhar dinheiro vendendo publicidade em formato CPM.

Quem pode me vender publicidade CPM

Qualquer blog com boa visitação (acima de 1.000 visitantes diários) pode vender espaço para publicidade em formato CPM para mim, neste projeto.

Sites pornográficos

Sites pornôs também podem vender espaço neste projeto.

Formatos de anúncios

Os formatos de anúncios que nos interessam, inicialmente, são alguns dos IAB padrão:

  • 728×90
  • 300×250
  • 160×600 (em casos mais raros)

Outros formatos poderão ser aceitos, mas aí cada caso será analisado individualmente.

Audiência desejada

Todas as audiências nos interessam (a mim e ao anunciante), embora prefiramos sites com público mais adulto.

Interessa-nos o tráfego do Brasil. Tráfego de outros países, infelizmente, não será negociável, devido a condições comerciais fora do nosso controle.

Posição dos anúncios

Cada página poderá conter um e somente um anúncio da nossa campanha. Este deve ser posicionado em local de boa visibilidade, e “acima da dobra”, ou seja, deve estar visível na tela quando o visitante chega, e não apenas depois de ele rolar a página para ler o que tem escondido na parte inferior desta.

A não observância desta regra poderá levar ao imediato cancelamento da campanha junto ao blog, e cancelamento de qualquer pagamento pendente, uma vez que mais de um código de anúncio na mesma página, ou posicionamento em local de baixa visibilidade, implicam fraude.

Valores pagos

Antes de abordar a questão dos valores propriamente dita, é necessário que eu diga que nunca entro num negócio para que alguém perca. Para mim, ou todos ganham e ficam felizes, ou não há negócio.

Isso posto, posso dizer que os valores pagos no CPM serão variáveis. Vamos começar com um valor bastante baixo para que o anunciante possa “sentir” o potencial de conversão de cada canal. Faremos um teste de uma semana com cada blog ou site, no valor mais baixo. A partir daí avaliaremos cada caso e decidiremos por:

  • não renovar (quando as conversões forem insuficientes para custear uma campanha “permanente”);
  • renovar com o mesmo valor (caso um aumento do CPM implique prejuízo para o anunciante);
  • renovar com valor mais alto, que pode ser até seis vezes o valor inicial (quando o potencial de conversões for bom o suficiente para remunerar melhor o blog).

Infelizmente, só posso falar de valores individualmente, com cada blog.

Formas e prazos de pagamento

Os pagamentos são muito simples, feitos diretamente na sua conta bancária, até o dia 12 do mês subsequente à venda do espaço.

É tudo muito simples e sem burocracia.

Exemplos de pagamentos

Suponhamos que fechemos com você agora, dia 07 de abril de 2014, por uma semana, mas não façamos a renovação. Até o dia 12 de maio você receberá o valor correspondente às impressões de anúncios desta semana.

Agora, suponhamos que nós renovemos o serviço com você, por prazo indeterminado. No dia 12 de maio você receberá pelo tráfego da primeira semana pelo valor da fase de testes, e o restante das impressões serão pagas, no mesmo dia, pelo valor definitivo do seu CPM. Nos meses seguintes você sempre receberá “o mês cheio” até o dia 12 do mês imediatamente após a prestação do serviço.

##Medição da Audiência

A medida da audiência (volume de impressões dos anúncios) será dada pelo nosso  adserver.

Compatibilidade com Adsense

Nossos anúncios são gráficos e não competem com o Adsense de maneira alguma. Você pode usar os nossos anúncios na mesma página em que tenha anúncios do Adsense sem se preocupar com os termos de serviços deles.

Suspensão das campanhas

Tanto o anunciante quanto o blog são livres para suspender a campanha a qualquer momento. O blog apenas se compromete a entrar em contato comigo antes de desativar o código dos banners, para podermos fechar a campanha e programar o pagamento do valor correto no dia 12 subsequente.

Da mesma forma, antes de o anunciante cancelar a campanha faremos contato com o blog para que seja possível substituir o nosso código por um outro.

Daria para justificar de um monte de maneiras, mas na verdade é só uma questão de respeito entre todos os envolvidos neste negócio.

Como fechar negócio comigo

Se você tem um blog (ou mais de um) e deseja ganhar dinheiro vendendo publicidade em modalidade CPM, entre em contato comigo por email, exclusivamente, no endereço janio@sarmento.org, informando dados dos blog e da sua audiência, para eu poder avaliar e responder com os valores. No assunto da mensagem escreva “publicidade CPM”.

Atenção: apenas contatos enviados para o e-mail de acordo com a regra acima serão considerados; quem enviar contato pelo site, esquecer de informar o assunto corretamente, ou — pior de tudo — usar os comentários para tentar negociar, será solenemente ignorado, porque eu não negocio com gente burra, e não respeitar uma regra simples como essa é sinal de muita burrice.

Para facilitar, o botão abaixo já faz o trabalho por você, de abrir um email com o meu contato preenchido e a linha de assunto adequada.

[maxbutton id=”1″]

E, claro: se você tiver alguma dúvida antes de estar pronto para vender seu espaço, use o email acima, com a mesma linha de assunto, e terei prazer em esclarecer tudo que for necessário.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 10
#365Posts – Compro espaço para anúncios em modalidade CPM

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.