#365Posts – Como reviver um Macbook Pro que não liga mais

Meu Macbook Pro resolveu não ligar mais depois de um tempo, mas eu dei um jeito de trazê-lo de volta à vida.


Oportunidade de compra: Sempre que vir o ícone  em algum lugar da página, você pode clicar nele para visitar diretamente a página da Amazon onde será possível comprá-lo!

Depois que meu Macbook  sofreu um acidente e ganhou um amassado no gabinete de alumínio, confesso que perdi um pouco o tesão de usá-lo para trabalhar. Ainda na garantia, não faz muito que a Apple me deu uma bateria novinha em folha para resolver o problema da carga que durava muito pouco, e acabei trocando o HD da máquina por um SSD  — fazendo dele o computador mais rápido com que já trabalhei na vida; mas ainda assim ele acabou ficando mais de três semanas encostado, a ponto de a bateria esgotar totalmente.

Hoje resolvi atualizar o SO de meus Macs, e tive a infeliz constatação de que não importava o quanto eu apertasse o botão de força, o Macbook não ligava.

Minha primeira ideia foi deixar a bateria carregar totalmente antes de qualquer coisa. Saí para trabalhar, e quando voltei do escritório tudo na mesma: o indicador do carregador no estado “verde” (indicando que a bateria estaria carregada), o botão de medida de energia na lateral da máquina, quando acionado, piscava um único led indicando bateria descarregada.

Então tive a ideia que poderia vir a salvar o dia: reiniciar a PRAM.

Reiniciando a PRAM do MacBook Pro

O procedimento de reiniciar a PRAM tem um poder quase mágico nos Macs. Se alguma coisa não vai bem, basta reiniciar a PRAM e tudo volta ao normal. Tipo assim.

Para reiniciar a PRAM de seu Mac basta desligar a máquina totalmente, e apertar ao mesmo tempo as teclas Command do lado esquerdo, Option do lado esquerdo, P, R e o botão de ligar. O Mac vai iniciar, você vai ouvir o acorde característico, e em seguida reiniciar mais uma vez. Aí é só soltar os botões todos e ser feliz.

Quer dizer, no meu caso não fui feliz, pois o computador iniciava o procedimento de boot, e após uns poucos segundos reiniciava, reforçando minha suspeita de que o problema seria na bateria.

Reiniciando o SMC do MacBook Pro

Se por um lado reiniciar a PRAM tem poderes mágicos quase absolutos sobre o Mac, reiniciar o SMC parece ter poderes supremos.

O procedimento é simples, implica apenas desligar totalmente o computador e acionar Shift, Control e Option do lado esquerdo do teclado, ao mesmo tempo que aciona o botão de ligar e desligar. Como sou paranoico espero sempre alguns segundos neste estado, mas é desnecessário: um toque no botão de ligar com a combinação de teclas especiais acionadas é o suficiente para reiniciar o SMC.

Finalizei o procedimento, e o MacBook reiniciou normalmente, permitindo-me dar uma carga normal na bateria, e instalar a nova versão do Mac OS X.

Compartilhe

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.88
Total de Votos: 17
#365Posts – Como reviver um Macbook Pro que não liga mais

Janio Sarmento
Administrador de sistemas, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam cada vez mais sedutoras para as grandes massas.

47 comentários

  • Roger MQ:

    eai amigo o meu nao ta dando nenhum sinal de vida nao sei o que pode ter sido ,ele apagou totalmente do nada enquanto eu tava mexendo e a bateria no momento tava em 80% ,agora ele nao acende mais nenhuma luz nao faz nenhum barulho nada

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Você seguiu todos os passos do post? Resetou PRAM e SMC?

      Se sim, e a máquina continua “morta,” então é caso para assistência técnica.

      Responder
      • Oscar Justino:

        O meu também apagou do nada, tentei os passos citados e nada também. Nesse caso a assistência técnica seria pra trocar a bateria ou pode ter algo mais ?

        Responder
        • Janio Sarmento:

          Pode ser a bateria, pode ser “a controladora” (um circuito especializado nos periféricos do computador, não sei o nome correto), pode ser a placa principal, pode ser qualquer coisa. Só mesmo a assistência para conduzir os testes e diagnosticar e orçar. :-/

          Responder
    • Humberto Santos:

      Estou com o mesmo problema no meu caso ele não liga tbm, fiz o seguinte procedimento desconectei da tomada, abri a tampa desconectei a bateria, depois reconectei a bateria e conectei o cabo de energia, assim ele ligou sem a necessidade de apertar o botão do power… Mas continuo com o problema, quando desligo ele tenho q fazer esse mesmo procedimento para liga-lo, o botão do power está com defeito, talvez seja o mesmo problema do meu. :/

      Responder
      • Roger Da Costa Jaks:

        Opa Humberto, você conseguiu resolver o problema do teu macbook? Pergunto pois estou com um com o problema idêntico ao seu…

        Responder
    • William:

      O meu MacBook Pro fez isto. Igual ao seu. Depois da ultima atualização. Ele também estava em 80%. Liguei na Apple. Me pediram para fazer uns procedimentos. Ele não ligou. Meu aparelho é 2016. Ainda tem 2 meses de garantia. Ele me mandou ir para Assistencia técnica. Disse que pode ser algo mais grave. É de chorar. Aparelho zero KM fazer isto.

      Responder
    • William:

      Sabe o que conclui com tudo isto que estou passando. Para evitar problemas demore 30 dias depois que sai atualização para Vc atualizar. Atualização é uma bomba que ferra tudo. Meu resumo é este. Estes atalhos que o blog ensina funcionou duas vezes. Na terceira é Assistencia técnica. Canseira

      Responder
      • Janio Sarmento:

        Um de nós dois não entende nada de informática para associar problemas de hardware com atualizações de software. Será que a tela quebrada do Evel também foi uma atualização que deu errado?

        Responder
  • Naru Ferraz:

    Janio, MUITO OBRIGADA!
    Confesso que estou curiosa do porquê da máquina ter desligado, mas olha, você salvou meu final de período!

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Naru, aproveita o susto pra fazer backup de tudo, hein! 😉

      Responder
      • Naru Ferraz:

        Ah, tenho tudo na nuvem, esse aperto não passo ?

        Responder
  • Felipe:

    Boa noite gente. O meu Mac estava com um problema semelhante e usei os comandos e deu certo, so que agora ele não sai da tela de usuário. Coloco à senha ele faz que vai ligar, mas volta pra tela de usuarios. Alguém sabe como solucionar o problema ?

    Responder
  • Camila:

    Oi, consegui ligá-lo, abrindo e retirando a bateria e ligando novamente, porém a bateria ainda descarrega com o mac desligado, fiz esse procedimento de reiniciar a PRAM conforme sugeriu, mas aparece um cadeado e um campo para acredito digitar a senha, mas não aceita nenhuma senha das que utilizo no mac atualmente. Será que pode me ajudar.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Você vai precisar de ajuda especializada, ou pelo menos de alguém que saiba mais do que eu. 🙁

      Responder
  • Vinicius Dequigiovani:

    O meu até reinicia mas carrega um pouco aquela barra e desliga! Não sei oq faser o jeito vai ser levar na assistência técnica.

    Responder
    • Mateus:

      Olá Vinicius, estou tendo o mesmo problema com o meu Mac, poderia me dizer como resolveu caso tenha resolvido?

      Responder
    • gildo Veloso:

      viva Vinicius, estou agora tendo o mesmo problema com meu macbook pro retina 13, por favor ajude me ou como resolveste o teu problema?

      Responder
  • Emanuel:

    Suporte em Mac no RJ e Hardware tb

    Responder
  • Leandro:

    Oi! Estou com problemas no mbp! Não liga aí tirei bateria e coloquei de novo e liguei não deu sinal, conectei o cabo da energia e ligou, mais a bateria estava carregada já! Mas ligou e comportou estranho não digitava nada das teclas e apareceu uma tela verde!! Cliquei no botão desligar para ligar novamente e não liga mais!! Tá ossu!!

    Responder
  • Rodrigo:

    Olá Janio . Meu Mac funcionou até a bateria zerar. Conectei o carregador mas a luz verde não acende. Na verdade não acende nada. Comprei outro carregador e ainda assim não funciona. Saberia me dar uma ideia do que possa estar acontecendo? Obrigado

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Talvez a bateria, ou algum componente na placa-mãe, esteja com problemas.

      Se repetir os procedimentos indicados nesta página não resolverem o problema talvez você não tenha escolha a não ser procurar uma assistência técnica especializada.

      Responder
  • Julio Ricardo:

    Boa noite, Janio!

    Meu mac book air não completa o progresso de inicialização. Ao ligá-lo, após o acorde característico de inicialização, a barra de progresso carrega até aproximadamente 60% e então desliga.

    Seguindo as dicas, tentei reiniciar no “Modo de segurança”, a “PRAN” e o SMC, mas, o problema persiste.

    Você teria uma idéia do que pode estar acontecendo?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Como já disse tantas vezes a outro: se o procedimento nessa página não adiantou, incluindo remover a bateria, só a assistência técnica poderá ajudar. 🙁

      Responder
  • Qonsta:

    O meu mac pro apenas acende o LED verde do carregador mas não carrega. O medidor de carga mostra 1 pontinho. O que devo fazer mano?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Cara, a resposta pra sua pergunta é a mesma que já disse pra um monte de gente: se o procedimento indicado aqui não resolver pra você, então só a assistência técnica da Apple vai poder te ajudar. Lamento, mas não há outra coisa a dizer. :-/

      Responder
  • Raquel:

    Salvou meu dia!!!Consegui de primeira!Obrigada!!!!

    Responder
  • Vasco Ricardo:

    Bom dia!
    Pessoal,como ‘stao?
    Eu ‘stou mesmo a precisar d’uma ajuda,eu tenho um mac book pro retina,que deixei durante um mes guardado,e quando o quis usar,ja nao ligava mais,mesmo ao conectar o carregador nao resulou por um tempo.
    Fui trocando de carregador,conectando e desconectando ao mesmo tempo precionando o botao de ligar,pois ele acabou ligando,usei por uns dias,depois de ter enxido a bateria,e quando acababou a carga nao ligou mais,alguem sabe 9 que deve ser?
    Ou se ha alguma solucao pra isso?
    Obrigado

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Se os procedimentos descritos nesta página não ajudarem a resolver seu problema será necessário levar o computador à assistência técnica.

      Responder
  • Christian:

    Boa tarde a todos, tenho o mesmo problema de muitos aqui, não ligava, tirei a bateria coloquei novamente e conecta o carregador, ai liga, aparece carregando e desliga. Ai se vc der Shift+control+option e contar até 3 e soltar automaticamente ele inicia e desliga e fica nesse ciclo…. Abraços

    Responder
  • Romario:

    O meu carrega mas não liga

    Responder
    • Maria:

      O meu tambem. Conseguiu resolver?

      Responder
  • Margô:

    Olá Jânio

    Meu Mac Book Pro 2010, comprei em 2011. Nunca deu apagão, só troquei o ano passado o HD por SSD.
    Mas, hoje eu estava usando, depois de meia hora, o apagão.
    Que ruim, o fio de recarga está verde, diz que a bateria está cheia. Mas, não liga mais…O que faço?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Tudo o que eu sei está neste post. Se você fez este procedimento e não resolveu, procure a assistência técnica.

      Responder
  • LUCAS BORGES RAMOS:

    Jânio, seu tutorial me ajudou na hora de religar o Mac do meu namorado, que eu mesmo acabei fazendo desligar. Obrigado e abraço querido!!

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Que bom que ajudei a evitar uma crise conjugal! Em pleno feriadão ninguém merece DR por causa de computador! 🙂

      Responder
  • Thaís:

    Esse post salvou minha vida acadêmica.
    Uma coisa tão simples. Eu havia ligado para a assistência e o técnico fez alguns testes para saber se o problema era na alimentação de energia. E só. Me encaminhou para uma autorizada, que cobraria de 100 a 150 pela avaliação. Achava o atendimento da Apple excelente, mas me decepcionei brutalmente.
    Muito obrigada!!!
    Abs

    Responder
  • VALDECI MACIEL:

    Muito boa dica! Salvou o dia, parabéns pelo trabalho.

    Responder
  • Luciano:

    Estou com macbook pro, quando ligo ele aparece a maça fica carregando apos uns 20 segundo ele desliga.
    Ja tentei sem a bateria não funcionou, tentei comando shift ctrl option mais botão de ligar não deu certo.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Leve a uma assistência técnica. Pode ser problema na “controladora”, ou na placa mãe.

      Responder
  • Maria:

    Não funcionou comigo.. meu macbook não liga há meses, as teclas não acendem mas o carregador sim. Não quero levar para manutenção porque tenho fotos que aparecem na tela (mesmo sem ter botado a senha) que não quero que uma pessoa veja (obs: só essa pessoa pode levar para manutenção). O que eu faço?

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Se levar na assistência não é uma opção, quebre a máquina e jogue os pedaços no lixo.

      Responder
  • William silva:

    Bom dia,
    Meu iphone estava conectado no meu mac e tudo estava funcionando normalmente, ate que eu tirei o celular do cabo usb que esta conectado no meu macpro, no mesmo instante meu mac desligou e não ligou mais.
    Gostaria de saber se vcs podem me ajudar.

    Responder
    • Janio Sarmento:

      Não podemos. Se você já fez tudo que indicamos nessa página e o problema persiste, é caso para assistência técnica.

      Responder
  • Evel Carneiro Nogueira:

    Meu mac deu problema na placa de vídeo.
    Dizem que ele tem uma segunda placa menos potente.
    Mas não consegui descobrir como usar ela em vez da defeituosa, se tiver uma dica.

    Acabei não tentando o suporte da apple porque ele tbm está amassado e tem um trincadinho na tela. Meus amigos disseram que a apple não da suporte nesse estado.

    Responder
  • Roger:

    E ai pessoal.

    Alguém desses que o Macbook não ligava conseguiu resolver o problema? O meu teve que fazer um reboot semana passada e me cobraram R$450,00. Porém hoje, na semana seguinte já aconteceu o mesmo de novo.

    Mais algum feedback vindo de assistência?

    Responder

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.