20 Jan 2006

Linux X Windows

Arquivado em: Uncategorized

Compare Preços no JáCotei:

Mini System Semp Toshiba MS 7506
Mini System Semp Toshiba MS 7506



DVD Player Lenoxx DV435
DVD Player Lenoxx DV435




Estive agora há pouco lendo uma notícia no Notícias Linux (desculpem pela falta do link, mas não creio que valha a pena), em que alguém indicava um artigo em Inglês com 25 razões para usar Linux. Não li o artigo, e li superficialmente os comentários, na maioria de um sujeito defendendo ardorosamente o Windows, e resolvi trair a mim mesmo e escrever novamente sobre a controversa relação Windows X Linux (ou windoze X lixux, como dizem os sarcásticos de cá e de lá).

Para ir direto ao ponto: eu acho mesmo que Linux jamais vai “substituir” o Windows. E nem quero que seja assim. Principalmente porque para usar Windows basta ter um amigo pirata que instale uma cópia craqueada do sistema no seu computador. Já Linux ou você é inteligente para aprender a instalar e configurar o sistema, entendendo o que está fazendo, ou então você tem que ter um amigo inteligente que te ensine, ou pagar consulta a um profissional inteligente capaz de instalar o Linux para você.

Em outras palavras: ovelha não é pra mato. Ou seja, se não tem culhão para encarar o desafio, recolha-se à insignificância de usar só Windows.

Segundo, não dá mesmo para querer comparar um produto comercial como o Windows com um software livre, aberto, desenvolvido pela comunidade, como o Linux. Quem usa este não pode ou não quer pagar cerca de R$ 1.500,00 de licença do SO e de um pacote de programas para escritório como o MS-Office. Já quem escolhe o software proprietário ou tem condições de pagar pela licença, sabendo que esse dinheiro é um investimento que está fazendo em sua ferramenta de trabalho, coisa e tal, ou então é um safado ladrão picareta que usa software ROUBADO, sem autorização do respectivo proprietário.

Em outras palavras: ou você paga para usar Windows, ou então escolhe entre usar Linux ou ser um pilantra, ladrão, que usa coisas que não lhe pertencem.

Em terceiro lugar, os defensores do Windows reclamam das dependências de softwares, da necessidade de compilar alguns programas para poder usar, etc. E isso acaba remontando o meu primeiro argumento: se não têm culhão para aprender como se faz ./configure, make, make install então não se metam. Deixem isso para quem tem neurônios suficientes. Ninguém é obrigado a saber usar a linha de comando para usar um computador, bem como não é obrigado a entender dependências de software.

Quarto: falam muito das diferentes distribuições, e que não há um consenso quanto ao desenvolvimento do Linux. Reitero, então, que se você não consegue ver a liberdade de escolha e a diversidade como algo vantajoso, recolha-se ao software proprietário, pague um balde de dinheiro para ver-se livre da liberdade e da possibilidade de escolha. O mesmo quanto às interfaces gráficas: se não entende por que há tantas, e acha isso uma desvantagem, não use.

Quinto: reclamam os defensores do software proprietário que o Linux não tem drivers de dispositivo, que a placa de não-sei-quê não funciona, e que não conseguem usar o modem não-sei-qual para acessar não-sei-onde. Corro o risco de me tornar repetitivo mas atesto: se não tem capacidade de escolher o hardware que vai comprar para seu próprio computador, se não tem dinheiro para comprar um produto suportado pelos drivers que acompanham a sua distribuição Linux, então recolha-se à insignificância de não poder escolher, e não podendo escolher continue com o Windows, pois ele será perfeito para você.

Mas eu não sou um cara bitolado. Quem me leu até aqui pode pensar (sem razão) que eu sou um defensor ardoroso do Linux, e que execro a Microsoft e o que ela representa. E isso não poderia nunca ser verdade, pois não costumo cuspir no prato em que comi, e em que estou comendo.

Meu emprego (em outras palavras, a atividade profissional que rende 2/3 de meus rendimentos) só é meu devido a minhas habilidades no ambiente da Microsoft. Eu passo os dias programando utilitários e ferramentas que suprem eventuais falhas e fraquezas do Windows. Como posso odiar um sistema que me faculta trabalhar e ganhar dinheiro? Seria muita estupidez, e estupidez não é algo que combina com alguém que exerce liberdade de escolha.

Se você está achando que estou de saco cheio com a palhaçada, acertou. Não suporto quem ataca o Linux sem entender o que é e como funciona um Sistema Operacional de verdade. Não agüento mais gente ignorante que diz que não existem vírus para Linux porque não há interesse em atacar uma plataforma que é “inexpressiva” no mercado. Há, sim, esse interesse, e os “rootkits” são a prova disso. Porém, o Linux tem um sistema de permissionamento muito eficiente, que se for corretamente utilizado torna uma tarefa hercúlea instalar um trojan ou qualquer outro malware nele. E se por acaso o usuário compilar um programa com código malicioso e este causar problemas, bem… Tem que pagar o preço de não ter exercido o direito de olhar o código-fonte que estava instalando. E se olhou, não entendeu (porque não é programador ou não conhece aquela linguagem), então que pague o preço, e foda-se.

Eu ia encerrar este artigo defendendo os que dizem que só não migram para Linux porque não há alternativas aos programas que usam no Windows, como Flash, Fireworks ou Photoshop e DreamWeaver (deve haver outros, mas os mais comuns no meu universo são estes). Mas não vou defender ninguém. Quem não tem culhão para encarar o Gimp (no lugar do Photoshop ou Fireworks), um editor de códigos (como o Quanta, ou mesmo o Blue Fish) para substituir o DreamWeaver (nem falo do NVU, porque não gosto de editores visuais), e a dupla SVG + JavaScript para substituir o Flash, então que continue inventando desculpas esfarrapadas, e mantenha-se no Windows.

E os usuários de Linux que só sabem escrever Micro$oft, com o cifrão, que acham ou dizem sem nem pensar que o Bill Gates é do mal, que Windows é ruim, que é caro, ou não sei o que mais, que aproveitem o fabuloso sistema que têm em mãos e façam como eu: tenham pena de quem não se dá o direito de usar o que há de melhor, mas pelo amor de Deus mudem seus argumentos! A mesmice é foda, no mau sentido da expressão!

Produtos relacionados
Linux
Windows
Servidores
Microsoft

Textos possivelmente relacionados a este





17 Respostas para “Linux X Windows”

  1. Rafael Slonik on 20 Jan 2006 at 4:41 pm

    Nóssa, mas quanta contradição hein!!!
    Pelo visto aí o cara que usa linux tem que ser programador pra compilar e entender código e também ter muito dinheiro para escolher o hardware certo….interessante essa questão do dinheiro….
    Ah, e se usado de maneira correta, com as ferramentas corretas o windows também é seguro, assim como dito sobre o linux.

    [Reply]

  2. admin on 20 Jan 2006 at 4:57 pm

    O dinheiro que se gasta para comprar hardware que não funciona com o Linux é o mesmo que se gasta para comprar hardware compatível. A questão é escolher.

    Enfim, mantenho minha opinião: cada um usa o SO que quiser ou puder.

    E quanto à questão da segurança: o que faz o Windows ser seguro não são as ferramentas, e sim um usuário capacitado, o que revalida meu argumento, de que usuários capacitados é que sobrepujam as dificuldades aparentes do Linux.

    Mas você falou em “quanta contradição”. Poderia fazer o favor de apontar uma por uma? Obrigado!

    Janio Sarmento

    [Reply]

  3. Flávio Theruo Kaminisse on 21 Jan 2006 at 9:59 am

    Janio, esse post eu não poderia deixar de comentar.
    Primeiramente, parabéns pelo texto está muito, mas muito bom mesmo. Eu também li esta notícia e vi os argumentos do defensor do windows, e concordo com você, “cada um usa o SO que quiser ou puder”, muito bem definido.
    Tenho que discordar um pouco de você Janio, no que se trata a instalação de novos aplicativos, pois dependendo da distribuição que se esta utilizando (liberdade de escolha) basta um comando para você baixar e instalar os aplicativos, que sinceramente, chega a ser mais fácil a instalação que no windows, assunto que o Bruno Torres já tratou em seu blog.
    E falando um pouco sobre o comentário do Rafael, as distribuições Linux baseadas no Debian, Red Hat, Suse e muitas outras, reconhecem a maioria das placas onboard existentes no mercado, é claro que vai do bom senso da pessoa adquirir pelo menos uma placa onboard que preste e não uma meia boca.
    E para tentar deixar o windows seguro, no mínimo você tem que ter um firewall, um anti-vírus atualizado, um anti-spyware, e acima de tudo, contar com o bom senso do usuário, copiando o que o Janio escreveu “E quanto à questão da segurança: o que faz o Windows ser seguro não são as ferramentas, e sim um usuário capacitado”.
    Ah, antes que eu me esqueça, cade as contradições? Também quero saber quais são.
    Novamente parabéns pelo post Janio.

    Abraço

    [Reply]

  4. Rafael Slonik on 22 Jan 2006 at 10:29 pm

    “…ou então você tem que ter um amigo inteligente que te ensine, ou pagar consulta a um profissional inteligente capaz de instalar o Linux para você….”
    //
    “…remontando o meu primeiro argumento: se não têm culhão para aprender como se faz ./configure, make, make install então não se metam….”
    —–
    mas “não dá nada”, noproblem, nem esquente :-)

    [Reply]

  5. Adam Brandizzi on 25 Jan 2006 at 9:54 pm

    Nooo…

    Que agressividade! Acho que, se no final das contas há pessoas que simplesmente não têm escolha de não usar Windows, imputar uma culpa moral a elas é absurdo! Ademais, nem só de configure && make && make install vivem os tuxmen: eu, como um bom debiano, vivo de apt-get (embora às vezes um configure torne-se necessário…)

    Seu site é muito legal, seus posts são divertidos, mas este elitismo eu acho absurdo…

    [Reply]

  6. admin on 25 Jan 2006 at 10:11 pm

    Oi, Adam.

    Em primeiro lugar, obrigado pelas palavras elogiosas quanto ao Blogue.

    Quanto ao Linux em si, eu como Slacker vivo muito mais de installpkg do que de compilação manual.

    Mas o ponto não era exatamente esse que eu queria passar quando escrevi o artigo. Se você o relesse abstraindo do “elitismo” perceberia que o que me inspirou a escrever o artigo não foram os que não têm escolha de não usar Windows (no meu trabalho sou obrigado a usá-lo, porque sou pago para desenvolver em C#, VBScript, e outras ferramentas MS).

    Eu me referia àquele bando de gente que não conhece Linux, nunca tentou aprender, se tentou foi pensando que o Linux seria um ícone na área de trabalho do Windows, e que ficam atacando aqueles que desenvolvem nessa plataforma, que escolheram o software livre como meio de vida.

    Quem não pode abrir mão do Windows normalmente usa cópias devidamente licenciadas dos seus softwares; quem ataca os usuários de Linux normalmente usa cópias piratas, crackeadas, e e hipocritamente vem atacar a segurança do Linux.

    Agora, uma coisa é certa: pelo menos para desacomodar algumas pessoas este artigo serviu! ;)

    Abração!

    Janio Sarmento

    [Reply]

  7. John on 26 Jan 2006 at 8:43 pm

    Eu gosto muito de usar o linux. Reconheco varias de suas vantagens. Já existem boa opcoes, como foi citado, de alternativas aos softwares de windows. Estou pra ver, no entanto, alternativa boa aos carissimos softwares de estatistica (spss, stat/sas, etc) ou ao Palm desktop (o mais recente que eu usei pra linux, além de duplicar todas as informacoes, nao reconheceu caracteres com acento)

    [Reply]

  8. Marco Gomes on 28 Jan 2006 at 10:24 pm

    Cara, culhões para usar SVG + JavaScript para substituir Flash?

    Vc deve estar brincando… Além do que SVG exige um plugin alienigena.

    [Reply]

  9. admin on 29 Jan 2006 at 2:18 pm

    Marco.

    O Firefox 1.5 executa SVG sem precisar de plugin nenhum, e se não estou equivocado o Opera também.

    E, não, eu não estava brincando.

    [Reply]

  10. washington costa on 29 Jan 2006 at 3:40 pm

    Resumindo:

    -Para usar linux você deve primeiro escolher a distribuição e depois comprar o hardware compatível com ela. Se você já tem o hardware não dá!!

    -Javascript + SVG substitui o flash (não sei como mas…), ignore os 90% dos usuários que usam IE pois o opera e o firefox já executa SVG nativamente.

    -Para usar o linux você tem que ter “culhão” (seria dinheiro?) para bancar o hardware.

    foi isso que entendi. Não uso linux justamente por causa dos softwares que preciso, e se você trabalhasse com web veria que esses substitutos que você citou são simplesmente lixo perto dos softwares comerciais.

    É a primeira vez que leio seu blog, seus posts são muito interessantes, inclusive já está no meu bloglines, parabéns pelo conteúdo. (menos este post heheh)

    [Reply]

  11. admin on 29 Jan 2006 at 3:53 pm

    Washington, eu trabalho com web, e sei o que estou falando.

    Desculpe dizer tão honestamente, mas pelo seu comentário você entendeu tudo errado.

    Você pode e deve experimentar o Linux no hardware que já tem. Experimente um Kurumin, ou qualquer outro live CD, e veja como o Linux lida com o seu computador.

    Esse papo de 90% usando o IE só me lembra uma tagline que rolava muito no tempo das BBSs e redes de mensagens: “cinco bilhões de moscas não podem estar erradas, coma merda você também”.

    Quando eu falo de culhão não estou falando de dinheiro ou de hardware. Estou falando de atitude, única e exclusivamente. Só para você ter idéia, todo o meu computador é montado com componentes de segunda linha, não tem absolutamente nada de marca, e o Linux roda nele que é uma beleza.

    Bem, pelo menos esse artigo pode ser o pior e mais odiado, mas também está sendo o que traz mais comentários ao Blogue! ;-)

    [Reply]

  12. Davis Zanetti Cabral on 30 Jan 2006 at 8:39 am

    Parabéns pelo texto.
    Li alguams vezes teu blog, e tá no meu agregador agora.

    Particulmarmente, quando se inicia essa discussão linux x windows, é como ASP x PHP, JAVA x .NET, política, religião, futebol e bla bla bla. :)

    valeus!

    [Reply]

  13. Fábio Caparica de Luna on 02 Feb 2006 at 12:58 am

    “-Para usar linux você deve primeiro escolher a distribuição e depois comprar o hardware compatível com ela. Se você já tem o hardware não dá!!”

    Lenda…
    Já fiz Kurumim rodar até em máquina sem HD (Live-CD RlZ) com meros 128Mb de ram e uma sebosa e empoeirada Riva TNT de 32Mb.

    Isso de exigir HardWare caro ou top de linha, é coisa para Windows.

    [Reply]

  14. farley rangel on 02 Feb 2006 at 4:04 pm

    Tenho dual boot no meu note - olha o hardware ai pouquíssimo flexível - e uso linux em algumas distribuições. Quase pude ficar sem o windows (o meu é pago! Veio com o note). Apesar de ter lido todo o post do seu blog, parecia que estava te vendo e ouvindo falar “espumando” pelos cantos da boca … Achei o tom muito agressivo e até entendo que seja consequência de algo que o tenha incomodado muito. Mas, o espaço é seu! Apesar dessa que considerei uma “derrapada” devo voltar ao seu blog mais vezes. Não sou nerd, não sou fera e nem sou super em nada, mas gosto MUITO da filosofia do Software Livre e tenho verdadeira admiração pelo NGU/Linux. Um dia eu aprendo bem mais do que sei hoje e levanto mais alto ainda a bandeira. Abraço!

    [Reply]

  15. Monthiel on 05 Feb 2006 at 10:52 pm

    Parabéns pelo texto, concordo mas descordo de alguns pontos que prefiro não citar, pois não tenho “culhão” o suficiente para discutir com quem entende muito mais do que eu.. mas um dia terei meus argumentos…

    abraços

    [Reply]

  16. Curioso on 19 Oct 2006 at 1:24 am

    Bem achei interessante comentarios a respeito do que vc escreveu, no entanto o usuário comum que comprou um computador com esforço, parcelado, não pode ler essas coisas que vc escreveu pois normalmente não se tem esse dinheiro para pagar essas pessoas inteligentes que tem tempo suficiente para apanhar tanto tempo assim para aprender linux, acho q se deve defender dos ataques dos paraquedistas, mas há de se ter bom senso pois muitos usuários que estão querendo fazer escolha de SO, se lerem suas palavras vão ficar meio que desanimados em mudar para o linux ou não vão se achar tão inteligentes quanto vc, tenha calma muitas pessoas que querem aprender como eu, estão lendo seu blog, tenha calma

    valeu

    [Reply]

  17. Tiago on 15 Jun 2008 at 1:53 pm

    Nem li direito, mas quando encontrei parte que
    dizia o linux não vai substituir o windows.
    Achei que devia concorda, pois encontrei um comentário.
    Este comentário dizia que para ter linux teria que ser conhecedor da “informatica”, “computação” e dinheiro.

    Observação:A verdade é está
    O linux é excelente tanto quanto o usuário. Ninguem deveria se queixar do linux, mas de si mesmo.
    O linux possui os defeitos e qualidades do usuario

    [Reply]

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma resposta