05 May 2008

Legalização da Maconha: um tiro no pé

Arquivado em: Diversos

Compare Preços no JáCotei:

Câmera Webcam D-Link DSB-C120 USB Preta
Câmera Webcam D-Link DSB-C120 USB Preta



Televisor CCE 29" HPS-2991FS
Televisor CCE 29" HPS-2991FS




TetrahydrocannabinolTetrahydrocannabinol
Imagem via Wikipedia

Fiquei sabendo por meio de alguns amigos que neste final de semana que passou era pra ter tido uma tal de “marcha pela legalização da maconha”, ou coisa assim. Depois acabei lendo no Sérgio e no Fernando acerca do mesmo assunto, e resolvi que era hora de eu dar a minha opinião. Afinal, não é para isso que eu sou pago?

Para não incorrer no erro da hipocrisia, vou abster-me de falar acerca da minha experiência, ou não-experiência, com a marijuana. Vou falar apenas de dados e informações.

Em primeiro lugar, esse papo de “legalize já, uma erva natural não pode te prejudicar” é uma das maiores falácias que eu já ouvi. O veneno que matou sócrates, a cicuta, é uma plantinha, uma erva natural lindinha, que tipicamente em uma hora após a ingestão causa a morte da pessoa, com dores abdominais horríveis.

Cicuta virosaCicuta - Imagem via Wikipedia

A segunda falácia que muito se ouve dos defensores da legalização da ganja é que ela não vicia. Não vicia quem não fuma. Por mais que seja considerado um entorpecente leve, a cannabis causa dependência, e na maioria dos casos serve de porta de entrada para o consumo de drogas mais pesadas e prejudiciais.

A terceira falácia que ora se me dá é acerca de maconha fazer bem para a saúde. Como diria Forrest Gump, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: a medicina pode fazer uso do THC, a substância ativa da maconha, pode encontrar nele elementos medicamentosos que porventura acabem por fazer bem no tratamento de algumas doenças. Mas esse é o princípio da homeopatia! O que é veneno em grandes quantidades, em doses ínfimas, reduzidas, é remédio.

Legalizar ou não, em minha humilde opinião, não é uma questão de liberdade como pregam os defensores da legalização (ou descriminalização), e sim uma questão de saúde pública.

Assim como o consumo de álcool, por exemplo. Qualquer pessoa maior de idade pode ir a um supermercado e comprar caixas e caixas de bebida. Mas os danos que o alcoolismo causa na vida das pessoas são reais, palpáveis, seríssimos.

Conheci um senhor, certa vez, que sofria com o alcoolismo. Aliás, ele sofria, a mulher, as três filhas, vizinhos, amigos. Ele tinha consciência de que era um homem doente, que devia manter-se afastado do álcool a qualquer custo. Certamente, esse tipo de pessoa jamais empunharia cartazes incentivano a liberação do consumo de qualquer substância que alije seu usuário de suas plenas faculdades mentais. Porque ele é doente, mas não é burro. Falei?

Textos possivelmente relacionados a este





30 Respostas para “Legalização da Maconha: um tiro no pé”

  1. melo on 05 May 2008 at 2:29 pm

    [..]Fiquei sabendo por meio de alguns amigos[..]

    Por amigos é? Sei… ;)

    Janio Sarmento reply on May 5th, 2008 4:32 pm:

    @melo: Se eu tivesse ficado sabendo antes, teria ido lá fotografar pra não precisar usar imagens da Wikipédia, não acha? ;)

  2. Felipe Diesel on 05 May 2008 at 2:39 pm

    Outro ponto que é levantado seguidamente é que se fosse legalizada, não teria por que comprar de traficantes e estes acabariam ficando sem dinheiro para manter o seu domínio nas favelas. Aí me pergunto o que os traficantes fariam para conseguir esse dinheiro que não viria mais? Acho que seria bem pior.

    Qualquer pontos que se levantar favorecendo a legalização é muito fraco, porém o acesso a droga é fácil. Qualquer pessoa consegue comprar. Talvez se não tivesse esse problema que citei a cima até seria a favor da legalização, pois se teria um controle maior sobre a droga, pois do jeito que está hoje também não se pode manter.

  3. Sergio Grigoletto on 05 May 2008 at 2:42 pm

    Jango!

    Bom que falou. Abordei mais pelo lado da evolução de movimentos de minorias.
    Mas não tenho dúvidas: é uma droga. Como tal, tem que merecer um tratamento legal depois de muita discussão. E muita.
    Um dia (ah, um dia…) talvez sejamos um país zênite em Educação e daí, poder encontrar de um tudo em qualquer lugar.
    Enquanto isso não acontece (que sonho…) a força repressora da sociedade se imporá, impedindo essas ações liberacionistas.
    O professor Sergio Lima também falou sobre.

    Abraços!

  4. Marcus VBP on 05 May 2008 at 2:45 pm

    Fala Janio!

    Seguinte, eu também concordo que esta marcha da maconha é um absurdo muito grande. Como se o Brasil não tivesse outras coisas para se preocupar. Qual o benefício social que a legalização da maconha nos traria?

    A sim, vale citar que a Marcha da Maconha (que foi proíbida na minha cidade e virou a Marcha pela Democracia) acabou em pancadaria na minha cidade…

    Sobre a terceira falácia, um adendo. É verdade que algumas coisas em quantidades absurdas (ou fora de uma média) envenenam, mas isso não quer dizer que o contrário seja verdadeiro. Veja só, o Princípio dos Infinitesimais (ou algo parecido, não estou com tempo para confirmar), que é o princípio da homeopatia que você usou de exemplo no tópico, é rídiculo em quaisquer termos da ciência moderna. Alguns remédios homeopáticos são tão diluídos que a primeira molécula do princípio ativo seria encontrada em Plutão. Por isso que citar a homeopatia como exemplo não é correto, científicamente falando.

    (PS: se tiver interesse, posso mandar links esclarecedores sobre a homeopatia. Só não faço agora para não desvirtuar o tópico).

    Janio Sarmento reply on May 5th, 2008 4:34 pm:

    @Marcus VBP: não se incomode, pois não tive nem tenho a pretensão de escrever um texto científico. A idéia era só falar sobre o quão absurdo é fazer marchas pela legalização, como se isso fosse resolver os problemas do País.

  5. Jonny on 05 May 2008 at 4:37 pm

    Já disseram ai em cima, mas não custa reforçar…

    Faz tempo que a maconha deixou de ser um problema de saúde e se tornou um problema social…

    A parte da faculdade no filme “Tropa de elite” reflete bem o problema que temos agora!!!

  6. Jonny on 05 May 2008 at 4:39 pm

    Comentando o comentário do Marcus

    “Qual o benefício social que a legalização da maconha nos traria?”

    Caso existisse a legalização, seria importante se o produto fosse vendido em lugares registrados pelo governo, e para comprar a droga o usuário seria obrigado a deixar documentado sua compra!

    Com isso TENTARIA resolver o problema do tráfico, mas sinceramente… no Brasil? Não iria mudar nada…

  7. Rafael cunha on 05 May 2008 at 4:43 pm

    Achei que fosse so eu contra isso tudo!

    Parabéns, hoje fez valer seu salário!

    Abraços

  8. Fernando MS - Pulga on 05 May 2008 at 11:12 pm

    Grande Janio.
    Achei legal você ter essa posição a respeito da Cannabis :) Achei bacana mesmo. Parabéns pelo posicionamento no post.
    Abração!

  9. Roberto on 06 May 2008 at 3:08 am

    Eu concordo que os argumentos dos que querem usar não são válidos, mas acho que a proibição causa mais vitimas do que se fosse liberado, já que os traficantes perderiam grande parte de sua renda e assim não teriam tantas armas e tanto poder quanto tem e não morreria tanta gente nos confrontos.

    Além disso pode até ser que, com o tempo, diminuíssem os viciados já que a atração por ser algo “proibido” não existiria mais.

    Eu sou contra as drogas, mas acho que no estado em que as coisas estão, proibir causa mais danos do que liberar.

    Tem um amigo que comentou sobre o porquê de achar que seria melhor liberar, se alguém quiser dar uma olhada:

    http://caiofabio.com/novo/caiofabio/pagina_conteudo.asp?CodigoPagina=0361800012

    Janio Sarmento reply on May 6th, 2008 10:57 am:

    @Roberto: maconha não vicia por ser proibida, e sim por questões químicas. É como o álcool, que é liberado, qualquer um pode comprar e usar, e que vitima milhares de pessoas todos os anos.

    E liberar a maconha não enfraqueceria os traficantes, pelo contrário, forçá-los-ia a pôr a força que ora têm em uso (ainda mais). Aceitemos isso ou não, os caras entendem do “mercado”, e não demoraria mais do que poucas semanas para eles criarem uma legião de viciados em alguma outra coisa que lhes desse lucro.

    A questão é que liberar ou não a maconha é desviar o foco do que realmente é importante: educação e saúde. Quem faz marcha pela liberação da maconha não se dá conta de que o que a sociedade precisa é de educação e não de entorpecentes.

    Roberto reply on May 6th, 2008 1:58 pm:

    Eu sei que a maconha não vicia por ser proibida, apenas disse que pode ser que por ser proibida ela atraia mais pessoas que se não fosse.

    Me refiro àquela atração que alguns tem pelo “proibido”.

    Marcus VBP reply on May 6th, 2008 11:47 am:

    Jonny, isso pode funcionar na Holanda, que é minúscula. Mas no Brasil dificilmente, dada as dimensões continentais do país.

    Roberto, o Janio está certíssimo.

    Mas veja só que interessante: ser contra a legalização da maconha e ficar calado contra drogas legalizadas, como o alcóol e o cigarro não seria uma hipocrisia?

    Talvez, mas aí vemos o problema os custos sociais que uma proibição destas drogas iriam causar. Ao contrário da maconha, que não trás nenhum benefício à sociedade em caso de legalização (a menos que você considere aumento do número de drogados e aumento nos impostos como um benefício), proibir estas drogas já enraizadas em nossa cultura só acabaria gerando um comercio ilegal das mesmas. A prova disso é a Lei Seca norte-americana, dos anos 30.

    Janio Sarmento reply on May 6th, 2008 11:55 am:

    @Marcus VBP: Exato!!!

    É por isso que eu digo: fazer campanhas pela legalização da maconha é não olhar para a real necessidade, que é educação e saúde.

    Roberto reply on May 6th, 2008 2:04 pm:

    Não disse que traga benefícios, apenas acho que diminuiriam malefícios, como toda essa guerra do tráfico.

    E sobre o que disse sobre álcool e cigarro, é o mesmo que penso sobre as outras drogas, elas também estão enraizadas em alguns de tal modo que já vemos como elas são comercializadas ilegalmente e os custos sociais que elas já dão com toda a violência causada pelo combate a elas.

  10. JV on 06 May 2008 at 5:15 pm

    Janio, trabalho diretamente com uma associação de recuperação de toxicodependentes a 15 anos. Gostei do teu texto, embora não concorde com alguns pontos.

    Na minha opinião, a legalização não seria a melhor solução, a única vantagem seria para a saúde do consumidor, já que o que se compra na boca de fumo da esquina tem milhares de substâncias químicas que são misturadas com a maconha, prejudicando ainda mais a saùde. Se fosse liberalizado você poderia comprar na farmácia, onde a receita arrecadada com a venda poderia ser canalizada para a recuperação de toxicodependentes. Utopia, não?

    Dizer que maconha vicia é bobagem, pelo menos a nível fisiológico. A maconha pode causar uma adição psicológica. Não há síndrome de abstinência, ao contrário de outras drogas “duras”(cocaína, heróína), onde aí há dores, febres, diarréia,…
    Em relação a uma coisa leva a outra, quem tem pré-disposição genética para adição vai se viciar na maconha, no álcool, no sexo, ou qualquer outra coisa. Tem muito médico por aí que se vicia em Vallium (diazepam)…

    Para finalizar, que isto parece um post, sou a favor é da despenalização, e não legalização. Não é justo um moleque que estuda e trabalha a semana toda, no fim de semana vai para a praia, por causa de um baseado vai parar em cana e lixa a vida toda.

    []´s JV

  11. Gentil on 06 May 2008 at 11:52 pm

    Realmente, se legalização resolvesse,
    os viciados em tabaco e álcool já teriam curado seus problemas,
    e também não se produziria mais viciados a cada dia.
    Educação que é bom, ampla e irrestrita para TODOS, ainda não chegou!
    Saúde pública boa para TODOS, ainda não chegou!

    É como a lei de incentivo fiscal para a cultura; nada contra,
    mas o problema é que falta uma lei de incentivo fiscal ampla para projetos sociais e ambientais.
    Querem resolver uma coisa acima, esquecendo que a base ainda está na lama!

    Na contramão disso tudo, a Inglaterra há pouco tirou a marijuana da classificação B, e colocou na classificação A, ou seja, a classificaram como uma droga tão perigosa quanto a cocaína, a heroína e o ecstasy,
    principalmente pelo fato que a estão cultivando por lá com luz artificial, além de ser transgênica!

    Ou seja, em termos de drogas, as coisas só tendem a piorar mesmo!

    Eu confesso que gosto de tomar uma cachacinha de vez em quando, acompanhado dos amigos, pois detesto beber sozinho, principalmente com ervas medicinais (cravo, canela, noz moscada, etc.) e mel, como um bom brasileiro, mas reitero que é preciso MUITA moderação. Aliás, recomendo a leitura de um poema que escrevi sobre isso em http://mrkind.pro.br/blog/poesia-com-cachaca/.

    Abraços!

  12. Sérgio F. Lima on 10 May 2008 at 12:59 am

    Opa Janio!

    Não acho absurdo passeatas pela descriminalização da maconha! Pois nunca é absurdo que se discuta abertamente qualquer ponto! E se, após o debate, ficar claro que a criminalização da mesma é o melhor pra sociedade, ganham todos!

    Absurdo é se proibir a passeata, com base no sofisma de que a discussão da descriminalização é incentivo ao seu uso.

    A descriminalização da maconha em conjunto com crescimento econômico faz com que os ganhos com a descriminalização superem as perdas.

    Ter o alcool liberado (que também é um droga e bla bla bla) é menos nocivo a sociedade do que se ele fosse proibido. Tem muita gente que usa alcool e não é dependente (apesar do alcool produzir potencialmente dependência)… E parte dos impostos sobre a produção e comercialização do alcool financia o tratamento dos dependentes (poderia ser melhor com uso também em campanhas de educação!).

    Ser formos criminalizar tudo que produz dependência, iríamos criminalizar sexo, mulheres, internet,________(coloque aqui seu vício secreto!) e etc…

    Acho que a discussão da descrimanalização não é este preto ou branco que você faz parecer… descriminzalizar traz muitos riscos a sociedade, mas tratá-la como crime também traz (corrupção, banditismo, violência)!

    []´s

    Marcus VBP reply on May 10th, 2008 6:38 am:

    @Sérgio

    Pois é cara, também sou contra a proibição da passeata, pois acho que as pessoas devem ter o direito de expressar as suas opiniões. Vide o Partido dos Pedófilos na Holanda

    Contudo, como uma amiga minha advogada me lembrou, a constituição nos proíbe de fazer apologia às drogas… Aí vemos uma coisa, uma passeata pode ser considerada apologia às drogas, já que é basicamente panfletária… É diferente de eu sentar na mesa de bar com meus amigos e discutir sobre a liberaçãou ou não da maconha.

    Sérgio F. Lima reply on May 10th, 2008 8:44 pm:

    Opa Marcus VBP

    Parece que a sua amiga advogada (e muita gente boa!) não leu sobre o que tratava a passeata: Eles desejavam discutir a descriminalização da maconha! Isso é bem diferente de uma passeata pelo incentivo ao uso da maconha!

    E é óbvio que as pessoas têm o direito constitucional de expressar as suas opiniões! isto não quer dizer que elas possam infringir a segurança e a saúde de terceiros!

    Uma coisa é uma coisa outa coisa é outra coisa, capiche!

  13. Zeca on 22 May 2008 at 5:40 pm

    Lendo o feed do blog só agora. Então fico meio atrasado. rs
    Eu falei sobre isso também em meu blog.

    http://zecanet.blogspot.com/2008/03/marcha-da-maconha.html

    É uma questão onde teríamos que analisar os prós e contras. Proibindo-a, os traficantes continuariam ganhando dinheiro com sua venda, conseqüentemente iriam se equipar cada vez mais, sempre aumentando o terror nas cidades. Se liberarem, aumentaria o consumo de outras drogas, pois além de tudo o que provoca o consumo da maconha é sua proibição, a aventura de usar algo proibido. Conheço diversas pessoas que fazem o uso por pressão de amigos, não querendo ficar atrás delas. A maconha praticamente está “liberada”, a coisa mais fácil do mundo é você encontrar não só a maconha, como cocaína e ecstasy.

  14. flavio on 15 Jun 2008 at 2:06 am

    em merece ser lido essa bosta.
    cala a boca, porque as dos maconheiros está calada faz tempo. xiu! :)

    Janio Sarmento reply on June 15th, 2008 2:22 am:

    @flavio: O que que é bosta, que até agora eu não entendi? A que você estava se referindo?

    Caso não tenha ficado claro, na minha casa o único que tem o direito de falar palavrão sou eu, cou ou sem sorrisinho. Captou a analogia?

  15. Fred on 19 Jun 2008 at 3:22 pm

    Caro Janio,

    Concordo quando fala que a real necessidade do país é a Saúde e a Educação, que são deveres do Estado e infelizmente não vemos muita evolução(essa concerteza deve ser a nossa maior luta). Mas, não é por isso que não possamos discurtir abertamente(marcha da maconha) outros assuntos pertinentes à sociedade independentemente de sua opinião contraria ou não. Lliberdade de expressão sempre! Afinal, sem ela nós não somos nada…

    Discordo quase por inteiro da segunda falácia(escrita por Janio): Maconha vicia sim, para ser mais exato vicia um pouco menos que a metade dos que desenvolvem o vício pelo álcool e pelo tabaco. Logo, ser proibida porque vicia não faz sentido.
    Falar que maconha leva à drogas mais pesadas aí sim tem cabimento, mas não podemos esquecer que muito disso só se da pois, os usuários de maconha necessitam ir ao morro para comprar seu fumo e com isso tem contato com traficantes que estão ali para aumentar seus lucros induzindo os usuários a comprar novas drogas. Se não houvesse a necessidade de subir o morro(legalização) acertadamente esse número iria cair e junto com ele os índices de criminalidade e corrupção em nossa sociedade. Claro que não estamos nem perto disso, mas que tudo depende da concientizaçao da poupulação(descriminalização) e da presença do Estado em suas obrigações disso não tenho dúvidas…

    Abraços

  16. Fred on 13 Jul 2008 at 7:35 pm

    Ficou sem palavras?

    Janio Sarmento reply on July 13th, 2008 10:43 pm:

    @Fred: Não fiquei sem palavras, só não fiquei nem um pouco a fim de requentar discussão. Se você tem necessidade de defender o seu ponto de vista, vá em frente. Eu sei o que estou ganhando ou perdendo, estou consciente. O máximo que posso fazer é dizer como penso, mas longe de mim entrar em argumentações sem fim.

    Em outras palavras, se é pra ter um vencedor no debate, que seja você, ou qualquer um outro. Minha motivação não é a competição.

  17. Gui.1. on 15 Jul 2008 at 4:10 pm

    Tem muito mais por baixo de ‘uma erva natural nao pode te prejudicar’. Sabemos muito bem que existem na natureza ervas e plantas venenosas, oque isso quer dizer é pra sociedade acabar com esse moralismozinho besta e hipócrita. Desde cedo, ouvimos nossos pais, a rede globo e meios de comunicaçao falarem que ‘eh errado fumar maconha, vai te fazer mal, voce vai ficar lesado, desmotivado, vai ser um adulto de merda, voce pode morrer fumando maconha(uma das coisas mais ridiculas que ja ouvi, e o pior é que tem gente que REALMENTE pensa isso).
    Mais a unica pergunta que eu tenho é, PORQUE EU NAO POSSO FUMAR MACONHA? EU QUERO FUMAR MACONHA, PQ EU NAO POSSO?
    Vivemos numa democracia, se nao fasso mal para ninguem, nao dou meu dinheiro na mao de traficantes imundos que movem a violencia no pais, nao vou dirigir nem carregar uma arma comigo, nem se quer roubar nem nada do tipo. Só quero fumar meu baseado em paz e estudar pro meu curso, relaxar um pouco.
    Quem toma sua dozezinha de wisqui, toma sua caxaça, fuma um maço de cigarro,toma café todos os dias de manha, NAO TEM O DIREITO DE FALAR ‘a maconha faz mal, por isso tem que ser proibido’.
    Quantas coisas, nesses meus 18 anos de vida, eu vi mudar no Brasil? Eu queria que isso fosse um começo pra uma revoluçao total no nosso pequeno pais tropical.

    Lucho reply on July 17th, 2008 10:17 pm:

    Nossa, é lindo ver esse pessoal bradar por democracia e por liberdade de expressão, mas desde que os outros falem o que esse pessoal quer ouvir.

    Isso não é lindo? Não é comovente?

  18. camila masson on 19 Aug 2008 at 8:17 pm

    eu concordo cm vc…
    mtos dizem q o governo nao deve interferir na nossa liberdade, pq a droga faz mal soh a nós estamos cansados de saber, que a droga faz mal a qm rodeia o usuario tb….
    e se o sujeito nao estah em suas faculdades mentais normais, viciado, o governo tem o dever de proteger o cidadao dele mesmo
    há qm diga ainda q o imposto serah usado p ajudar os usuarios viciados, nós sabemos q mais uma vez, isso nao se leva em conta ainda mais em um pais como o nosso q o imposto nunca vai p o lugar certo… a crise na saude seria maior

    a nossa sociedade jah tem problemas suficientes para colocarmos mais um, e a legalização da maconha n acabara cm o trafico, pq o q mais movimenta gdes traficantes eh a cocaina, heroina, crack e as armas, legalizar as outras drogas menos ainda neh?

    grata

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma resposta