Blogs mudando o mundo

Português: Vista parcial do Mercado Público e da Praça XV, Porto Alegre, Brasil.Image via Wikipedia

Uma das coisas que eu gosto de pensar quando estou de bom humor é que blogueiros têm o poder de mudar o mundo. Bem, certo, em última análise blogueiro é gente (talvez nem todos, segundo o Cardoso), e gente necessariamente tem o poder de mudar o mundo, prova disso é a porcaria que virou e o quanto vem piorando de geração em geração.

Mas minha referência neste momento é apenas a cidade de Porto Alegre, minha querência por adoção, que é a única cidade que eu conheço (não viajei muito nessa minha puta vida, admito) em que o Centro da cidade fica muito longe do centro geográfico, a única que tem um rio que não é rio, que tem uma rua que se chama oficiosamente de Rua da Praia, mas aqui não tem praia e o nome verdadeiro da rua é Rua dos Andradas.

Num de meus passeios pelo Centro da cidade encontrei uma barraquinha de peixe frito na frente do Mercado Público (na foto que ilustra o texto) com uns dizeres muito estranhos: “Projeto de Psicultura”. O link aponta para um artigo que escrevi para o blog Curso Gratuito de Português, explicando que a menos que eu não tivesse entendido nada, aquele era um erro gritante de ortografia.

Como eu tenho celular com câmera para usar mesmo, deixei a frescura de lado e capturei uma imagem para ilustrar o texto do Curso.

Ontem estava passando pelo mesmo local e notei a ausência da referida faixa, e hoje ao passar novamente pude observar a reposição da faixa, após aplicarem o aspell nela.

Abaixo, a imagem da barraquinha há quatro dias.

E agora a imagem da mesma barraquinha hoje.

E assim, fica aqui documentado que foi graças ao que escrevi em meu blog sobre a Língua Portuguesa que as autoridades providenciaram a correção da faixa ridícula.

E quem não tiver senso de humor nem entender ironias, antes de vir dar explicações sobre minha prepotência pode ir dar uma voltinha lá no mesmo lugar onde socaram a faixa errada, e não precisa mais voltar.